Madeira

Governo Regional concede tolerância no Carnaval

Miguel Albuquerque quer premiar funcionários públicos

None

Festas foram canceladas em Dezembro

O Governo Regional vai conceder tolerância de ponto aos trabalhadores da administração pública na terça-feira de Carnaval, 16 de Fevereiro. Segundo o DIÁRIO apurou junto de fonte do Executivo, os funcionários públicos também não vão trabalhar na quarta-feira de manhã. O Executivo mantém, assim, o modelo seguido nas últimas décadas, contrariamente ao que foi, por exemplo, adoptado a nível nacional. Pela primeira vez desde que é primeiro-ministro, António Costa recusou dar tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, alegando que o País se encontra em confinamento geral, devido à pandemia de covid-19 e sem festividades públicas.
Miguel Albuquerque tem outro entendimento e decidiu manter a tradição de dar folga aos funcionários públicos naquela que é uma das quadras festivas mais fortes da Região, mesmo que não se realizem os habituais cortejos alegórico e trapalhão, nem outras iniciativas características da época. A medida vai ser formalizada no próximo Conselho de Governo, a realizar na quinta-feira.
Segundo apurámos, o intuito da decisão é transmitir uma mensagem de “congratulação e agradecimento” pelo comportamento dos madeirenses nas últimas semanas. Entende o GR que as medidas de prevenção têm sido observadas pela população, bem como o acatamento pelo recolher obrigatório. Por outro lado e com a paragem lectiva, o Executivo entende que não faria “muito sentido” os alunos estarem em casa e os pais a trabalhar. Quanto à hora do recolher obrigatório, ainda não foi decidido qual será aplicada na terça-feira de Carnaval, se a que vigora durante a semana (19h), se a do fim-de-semana (18h). O DIÁRIO sabe que o Governo Regional vai apelar para que os funcionários públicos aproveitem a folga para “descansarem no seio do seu núcleo familiar”, desaconselhando saídas e muito menos reuniões familiares e de amigos. O Executivo adverte, contudo, que pode recuar na intenção de conceder tolerância de ponto se houver um “aumento considerável” de novos casos de covid-19 nos próximos dias.

Fechar Menu