Madeira

Novo hospital sem atrasos e a trabalhar para conter custos da segunda fase

Pedro Fino reafirma que adjudicação das escavações será este mês e a obra irá para o terreno neste primeiro semestre

None
Foto Arquivo

Não há nenhum atraso no processo do novo hospital, relativamente às datas que foram anunciadas quando houve o desfecho do primeiro concurso em Julho, garantiu o secretário regional do Equipamentos e Infra-Estruturas, respondendo assim às críticas do Grupo Parlamentar do PS, noticiadas hoje no DIÁRIO. Pedro Fino diz que as propostas foram entregues em Outubro, a adjudicação será neste mês de Fevereiro e o início da primeira fase das obras decorrerá como previsto no primeiro semestre deste ano. E que paralelamente está a trabalhar para manter as fases seguintes da obra dentro do orçamento inicial.

Pedro Fino esclarece que o Governo não vai estar a falar do mesmo e a repetir as datas que já foram anunciadas. “Nós não estamos sempre a anunciar isso, ao contrário do líder parlamentar do PS que fala todos os dias sobre este assunto, apenas para fazer folhetim e aparecer nas capas de jornais, sem nada de concreto a acrescentar. A Secretaria opta por trabalhar e apresentar resultados”, reagiu assim às críticas dos socialistas e em particular de Miguel Iglésias, o líder parlamentar.

O secretário argumenta que as datas são tornadas públicas quando há motivos para isso, nomeadamente quando existem dados e passos novos no processo e nos procedimentos. “Fizemos quando foram apresentadas as propostas em Outubro, iremos fazer quando adjudicarmos, que contamos que seja em Fevereiro, e por fim quando iniciarmos a obra, também iremos anunciar”, prometeu.

O responsável pelas obras públicas acredita que o processo está bem encaminhado e que inclusive terá um bom desfecho relativamente à definição dos preços para a segunda e terceira fases, as da construção e equipamento do hospital.

Pedro Fino recorda que o primeiro concurso para o novo hospital ficou deserto, alegadamente por o preço-base estar abaixo do valor do mercado, e que a partir daí o Governo Regional decidiu subdividir a obra em três procedimentos distintos, a forma encontrada para conseguir iniciar a obra dentro dos prazos pretendidos. Começa com esta primeira fase de escavações e contenção. A segunda é a construção e a terceira o fornecimento de equipamentos.

As datas são as que estavam previstas, voltou a lembrar o responsável, recordando que foram já divulgadas inclusive na discussão do Orçamento em Dezembro do ano passado. “Não há nada de especial a acontecer no processo, o processo está a decorrer normalmente”.

Quanto à divisão da obra, neste momento a Secretaria está a trabalhar para manter os valores para as fases seguintes. A preocupação de Pedro Fino é também ter o melhor valor para executar a obra. O secretário diz que estão a trabalhar “para não ser mais caro”. “Estamos a optimizar as soluções de projecto de modo a nos encaixarmos em valores que contamos, que estavam previstos”.

Quanto às críticas pessoais feitas pelo líder do grupo parlamentar do PS, que disse que Pedro Fino foi um “erro de casting” e que não dá conta do recado, o secretário não quis comentar

Fechar Menu