Boas acções, mas e os residentes doentes no continente?

A Madeira vai receber mais três doentes covid-19 do continente. É uma boa acção e é de aplaudir sem dúvida.

Mas fiquem sabendo que muitos residentes madeirenses que se encontram a estudar ou a trabalhar no continente que ficaram doentes com covid-19 estão completamente abandonados à sua sorte.

A Saúde 24 diz que o facto de estarem registados no centro de saúde da sua freguesia nas ilhas, que não é um problema. Conseguem na mesma seguir o caso pela plataforma do Ministério da Saúde onde registam diariamente os sintomas. É importante este seguimento para que a pessoa seja auxiliada no caso de piorar em sintomas, e para ter alta.

Mas o problema começa quando ligam para o centro de saúde na Madeira onde estão registados para dar a conhecer o caso. Simplesmente descartam o caso para o Delegado de Saúde do Concelho, acrescentando que não percebem porque “mandam vocês ligarem para aqui”. Ora ligam para o Delegado de Saúde, e o que acontece é que descartam também qualquer ajuda e responsabilidade. Dizem de novo que não percebem porque mandam os casos para aqui quando não tem acesso ao sistema nem podem fazer nada. O que aconselham é para ligar para o Delegado de Saúde do concelho onde estão a viver no continente.

Ora a maioria vive nos grandes centros urbanos do continente, há muitos números e emails disponíveis de facto. O que acontece? Ninguém atende, linhas ocupadas ou simplesmente deixam o telefone a tocar. Emails, os raros que respondem é a descartar a pessoa.

O que isto os faz sentir? Desesperados, desamparados. Sem condições para estarem isolados em segurança, sem apoio, completamente por sua conta, abandonados.

Depois admiram-se porque os estudantes estão a voltar em massa. E acham mal? Ficar no continente correndo o risco de serem infectados e ficarem com a vida em risco? Pelo amor de Deus, são os nossos, porque os abandonam?

Porque não podem seguir os casos? Porque não arranjam um gabinete no continente onde haja um delegado só para residentes madeirenses para ajudar? Porque não os ajudam? Porque fazem tanta pompa e circunstância da ajuda que dão a doentes do continente (que é de aplaudir!), mas depois deixam ao abandono os madeirenses sozinhos no continente à sua sorte?

É desesperante a situação. Os órgãos de comunicação mal falam desta situação. Não percebo.

R.N.

Fechar Menu