Coronavírus Madeira

PS denuncia "dificuldades" de acesso a cuidados de saúde não covid-19

None

O Grupo Parlamentar do PS-Madeira considera que o acesso aos cuidados de saúde, na Região estão a ser dificultados. O deputado Élvio Jesus sublinha que “existem outras necessidades para além da covid-19 e os Serviços de Saúde têm também de as considerar e dar uma resposta adequada".

Em conferência de imprensa por via Skype, o deputado, também ele enfermeiro de profissão, defendeu a necessidade de se “garantir o acesso e o acompanhamento das pessoas quando estas necessitam”, estejam nas suas casas ou em lares.

Élvio Jesus diz que “o acesso aos Centros de Saúde está, em muitos casos, dificultando em demasia”, um de muitos exemplos que tem conhecimento.

Explica assim que a actividade não programada nos Centros de Saúde de proximidade quase parou, o mesmo tendo acontecido com as consultas programadas presenciais.

“Em caso de problemas agudos, os utentes têm de se deslocar para um local mais distante, sem a garantia de atendimento e com os riscos daí inerentes”, expõe assim uma das muitas situações possíveis que colocam a vida da pessoa em risco.

O enfermeiro diz ainda que “a redução da afluência aos Serviços de Urgência é preocupante”, bem como “o acompanhamento das pessoas doentes ou mais frágeis, em casa, é insuficiente”.

Lembra ainda uma problemática muito actual, referindo que “existem lares de idosos sem enfermeiros e a maior parte deles, possuem muito poucos profissionais, incluindo os lares públicos”.

Quanto às listas de espera para cirurgia, consultas ou exames, reforça que essas “não param de crescer, em quantidade e duração”, colocando muitas vidas em risco.

Dessa feita, Élvio Jesus sublinha que “a situação pandémica na Madeira não se deve restringir à Covid, sendo importante cuidar das outras epidemias”.

Considera que é necessário garantir o acesso dos utentes, em tempo útil, aos Centros de Saúde, ou encaminhá-los para os Serviços de Urgência, se e quando necessário.

A criação de canais efectivos de comunicação com os serviços e profissionais, a utilização de forma mais adequada e criteriosa das consultas por telefone e o reforço do apoio domiciliário foram também medidas defendidas pelo deputado socialista.

Fechar Menu