Turismo Madeira

'Casa cheia' no Porto em dia cinzento na baía

Foto DR
Foto DR

O dia amanheceu cinzento no Funchal, mas quem olha para o Porto do Funchal retira alguma beleza e satisfação de ver a lotação esgotada nos cais acostáveis todos ocupados por navios. São seis ao todo, incluindo o ferry 'Lobo Marinho' que, à hora que foi tirada a foto ainda não tinha zarpado rumo ao Porto Santo.

Assim, ainda não tinha amanhecido e já dois grandes navios se juntavam aos que já tinham pernoitado. O 'Alexander Von Humboldt II', veleiro que por cá anda há alguns dias (e só sai dia 24), está escondido por trás do gigante 'AIDAblu' que perto das 7 horas fazia manobra de acostagem no cais norte e onde permanecerá o dia todo antes de sair rumo a Tenerife quando bater a meia-noite.

Outro gigante é o 'Marina', navio que foi o último a chegar e foi-se meter entre dois mais pequenos, o português 'Vasco da Gama' (vai para Arrecife pelas 14 horas) e o luxuoso 'Star Legend' (partida marcada para as 13h00 rumo a Lisboa), sendo que o primeiro referido vai em viagem transatlântica.

Efectivamente, o navio da Oceania Cruises que tem capacidade para cerca de 1.250 passageiros e 780 tripulantes, vem de Barcelona e vai rumo a Porto Rico. Construído em 2011 nos estaleiros italianos da Fincantieri e requalificado em 2016, este é um navio de luxo e que sai ainda hoje pelas 16 horas.

Portanto, o dia de hoje é uma raridade e inclusive algo que só veremos repetir no dia e noite de final de ano, quando além dos atracados, haverá mais navios ao largo.