Madeira

PS alerta para necessidade de rever Plano para o Envelhecimento Activo

None

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista (PS) veio hoje a público alertar para "a necessidade de rever o Plano Regional para o Envelhecimento Activo".

"O documento estratégico encontra-se atualmente desactualizado, tendo em conta que tinha um período de vigência para os anos 2016 a 2019, pelo que urge proceder à sua actualização e adaptação à realidade actual", defendeu a deputada Sofia Canha.

A parlamentar constata que, "ano após ano, a realidade demográfica na Madeira tem vindo a sofrer alterações, sendo esta a região do país com a menor taxa de natalidade e  registando um recrudescimento acentuado da população idosa, o que coloca novos desafios à sociedade e às entidades governativas".

Sofia Canha alerta também para o facto de "a pandemia ter agravado a situação de isolamento e a solidão em que muitos idosos vivem", pelo que considera "urgente actuar junto destas pessoas, para dar-lhes a dignidade e o acompanhamento que merecem nesta fase da vida".

“O Governo Regional não pode continuar alheado da realidade e a repetir constantemente a mesma propaganda de que está tudo bem, quando aquilo que vemos é um plano que está desatualizado e assistimos a uma conjuntura social completamente diferente”, afirma a parlamentar, frisando que "é necessário repensar a estratégia de actuação para dar resposta aos problemas com que a população idosa se depara actualmente".