Madeira

Petição a favor do descongelamento da carreira de enfermagem igual ao que houve na Madeira entregue amanhã em Lisboa

Petição da Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros será entregue no âmbito da concentração de amanhã dos enfermeiros portugueses junto à Assembleia da República

None

Os enfermeiros vão concentrar-se junto à Assembleia da República, amanhã, 28 de Outubro, pelas 15h00. A concentração foi decidida por todos os sindicatos de enfermagem portugueses - ASPE, SE, SEP, SERAM, SINDEPOR, SIPEnf e SITEU - e antecipa a greve nacional agendada para os próximos dias 3 e 4 de novembro. A iniciativa conta também com a presença e solidariedade da Ordem dos Enfermeiros.

Durante esta jornada, a ASPE irá entregar uma petição já com mais de 10 mil signatários, intitulada 'Enfermeiros reclamam descongelamento da carreira e avaliação de desempenho igual aos enfermeiros da Região Autónoma da Madeira'. Trata-se de uma petição lançada pela ASPE, que mereceu o apoio de todos os sindicatos. O documento exige o descongelamento da carreira de enfermagem sem perda de pontos e a atribuição de “relevante” na avaliação de desempenho, no biénio 2019/2020, a todos os enfermeiros.

“Os sindicatos uniram-se em nome da enfermagem. É algo com peso histórico, que diz muito sobre o estado a que chegou a nossa profissão. Vamos fazer uma grande concentração à porta da casa da democracia, o que será por certo um bom estímulo para a greve dos dias 3 e 4 de novembro”, afirma Carlos Ramalho, presidente do SINDEPOR (Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal). “Se participarem todos os enfermeiros que estão insatisfeitos pela forma como são tratados pelo Governo, então o país verá uma grande concentração em frente à Assembleia da República”, antecipa o líder sindical.