Madeira

Calado promete trabalhar para garantir que o Funchal "seja uma cidade à frente do seu tempo"

Horas antes de tomar posse, publicou uma mensagem na página de Facebook da Câmara Municipal do Funchal

None

Pedro Calado, que será hoje empossado presidente da Câmara Municipal do Funchal, promete trabalhar para garantir que o Funchal "seja uma cidade à frente do seu tempo".

Numa mensagem publicada na página de Facebook da Câmara Municipal do Funchal, horas antes de tomar posse, o candidato eleito pela coligação PSD/CDS diz que no passado não pode mexer, mas, no seu entender, ser capaz de preparar melhor o futuro colectivo "é um imperativo de quem assume responsabilidades públicas".

"Acredito firmemente que o que distingue as lideranças é a capacidade de planear, realizar e mobilizar. É com essa convicção que trabalharemos para garantir que o Funchal seja uma cidade à frente do seu tempo", referiu.

Calado defende "uma cidade competitiva, empreendedora, com um comércio pujante, que aposte na ciência, nas tecnologias e na inovação como estratégia para se diferenciar, criando emprego qualificado e diferenciado que permita reter talento".

Defende ainda "uma cidade que acarinhe a enorme capacidade criadora da juventude, concedendo-lhe condições, espaços e apoios que lhes garantirá um futuro próspero".

No seu mandado, promete também que não irá esquecer os seniores, "com a promoção de políticas concretas de envelhecimento saudável, com expressão na qualidade de vida e no combate à solidão". Ou seja, "uma cidade onde a economia da longevidade possa contribuir para a criação de riqueza e empregos".

No que toca à inclusão, defende de igual forma "uma cidade mais inclusiva, capaz de trabalhar em rede para reabilitar os cidadãos sem abrigo, e combater toda e qualquer forma de racismo, de xenofobia, de homofobia e de violência".

No campo da cultura, promete "uma cidade que estimule a criação cultural e artística, que apoie e valorize os agentes culturais, que desenvolva sinergias e ajude a alavancar outras dimensões da vida dos munícipes, como o lazer, o ócio e a recreação".

Pedro Calado quer ainda que "as políticas de habitação estejam no topo das prioridades, com a garantia de um lar digno, com rendas a custos controlados e com estímulos à reabilitação urbana, como forma de recuperar o património edificado e de atrair novos investimentos e habitantes".

O candidato eleito pela coligação PSD/CDS quer que a cidade "direccione os apoios sociais para a população mais carenciada, nomeadamente para os reformados e os trabalhadores com baixos rendimentos".

No campo ambiental, quer um Funchal, "com soluções mais eficientes e ambientalmente sustentáveis para melhorar a mobilidade, com incentivos à aquisição de veículos menos poluentes e ao uso da rede de transportes públicos, mas que terá de incrementar a oferta de estacionamentos rotativos e apresentar soluções alternativas aos pontos mais caóticos de circulação rodoviária".

Mais: quer ainda "uma cidade que não esqueça a defesa e a protecção dos animais, que seja amiga do ambiente e que tenha novamente os seus jardins públicos premiados internacionalmente".

Por fim, no que toca ao turismo, defende "uma cidade com condições atlânticas singulares, que implemente e melhor aproveite a atractividade turística". Ou seja, "um turismo que acrescente valor ao Funchal e que não o descaracterize".

"É para esta cidade que empenharemos todos os nossos esforços e competências. Ajude-nos a trilhar este percurso e contribua através de uma cidadania ativa e responsável para o Funchal com que todos ambicionamos", concluiu.