Madeira

Câmara Municipal do Funchal cria Arquivo Digital Municipal

None

O presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), Miguel Silva Gouveia, e o vereador das Obras Públicas, Rúben Abreu, visitaram a obra de adaptação do antigo armazém da Rua Ernesto Sena de Oliveira, na freguesia de Santa Maria Maior, com vista à ampliação do Arquivo da Câmara Municipal do Funchal e à criação de um Arquivo Digital. Este é um investimento da autarquia que ascende a 370 mil euros e que deverá estar concluído no Verão deste ano.

Miguel Gouveia explica, em nota de imprensa, que a obra incide na beneficiação e ampliação deste edifício camarário, adequando-o às novas funcionalidades para um arquivamento funcional e modernizado, salvaguardando-se todas as condições de acessibilidade e de segurança e criando três novos compartimentos, até agora inexistentes, onde funcionarão os serviços de digitalização, higienização e a sala de leitura/consulta.

“O objectivo da edilidade é que este Arquivo Digital Municipal se assuma, por um lado, como um sistema de informação de qualidade, e por outro, como um prestador de serviços capaz de responder a diversas necessidades dos munícipes. Além da obra propriamente dita, a autarquia já tem vindo a investir em novos equipamentos, tendo sido já adquiridos modernos equipamentos de digitalização, no valor de 158 mil euros”.

No âmbito da intervenção, "que se perspectiva alargada nas instalações do Arquivo Municipal", serão ainda adquiridos "em breve" mais equipamentos necessários.

"Esta desmaterialização de documentação, por via da mediação tecnológica, irá, deste modo, assegurar a conservação documental para efeitos de arquivo e a preservação da memória colectiva da instituição”.

A concepção de um Arquivo Digital Municipal está integrada no Programa Operacional Madeira 14-20, e tem como objectivo "a promoção de uma administração pública mais competente, eficaz e transparente, capaz de satisfazer as necessidades de uma população diferenciada e progressivamente mais rigorosa”, conclui o presidente.

Fechar Menu