Madeira

Está feita a primeira transição do sinal TDT na Madeira

Emissor do Porto Santo foi desligado e se deixou de ter sinal de TV só tem de voltar a fazer a sintonização

None

Está feita a primeira migração dos 11 emissores da rede de televisão digital (TDT), que emitem na faixa dos 700 MHz, tendo sido desligado o sinal da antena do Porto Santo (Pico da Cruz) e que só terminará no dia 18 no Pico Arco da Calheta.

A cerimónia decorreu esta tarde no salão nobre do Governo Regional com a presença e intervenções do Vice-presidente Pedro Calado, bem como do presidente da ANACOM, que coordena este processo, através de ligação virtual a partir de Lisboa, e ainda presencialmente do director da Autoridade Nacional de Comunicações na Madeira, Nelson Melim.

Na ocasião, os responsáveis realçaram a importância deste passo para o futuro das comunicações, tendo mesmo o governante madeirense realçado que a transição digital, de que faz parte também este passo para quem em zonas mais remotas e pessoas sem posses para tv cabo ou satélite, é crucial para o desenvolvimento económico da Madeira.

Já o presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, realçou o excelente trabalho de cooperação que tem sido feito entre a entidade que dirige e as autoridades regionais, nomeadamente destacando o lançamento do cabo submarino que ligará o continente sul-americano e o continente europeu, com ligação à Madeira, o projecto denominado ‘EllaLink’, e que numa fase posterior também será realizada uma ligação entre Portugal continental e as duas regiões autónomas.

Refira-se que para evitar potenciais abusos e burlas a populações mais vulneráveis, nomeadamente idosos, a ANACOM tem contado com o apoio de várias entidades, nomeadamente PSP, GNR, juntas de freguesia, Segurança Social, entre outras, uma vez que o processo é simples e obedece a um calendário rigoroso. Hoje será desligado o sinal do emissor do Funchal, bastando a quem tenha TDT voltar a sintonizar os canais, num processo simples, mas pode ser de difícil percepção a quem não está mais habituado a estas coisas das novas tecnologias.

Refira-se que este passo é importante para dar-se início à introdução da tecnologia 5G em Portugal, como noticiámos esta manhã.

Madeira é a 'última fronteira' antes do 5G chegar a Portugal

Migração dos emissores da rede de televisão digital (TDT), que emitem na faixa dos 700 MHz, começa hoje na antena do Porto Santo e termina dia 18 na da Calheta

Veja aqui o vídeo de como deve fazer.

Fechar Menu