5 Sentidos

Teatral – Grupo Teatral de S. Gonçalo faz 31 anos e reajusta planos devido à pandemia

Roberto Costa fala sobre as dificuldades, a desejada sede para ensaios e os planos futuros

None

O Teatral – Grupo Teatral de S. Gonçalo assinala o 31.º aniversário nesta quinta-feira, 10 de Dezembro.

Este ano, devido às muitas restrições provocadas pela pandemia da covid-19, não haverá o tradicional jantar comemorativo que juntava direcção, actores, encenadores, associados e amigos.

Sobre o Teatral

Fundado a 10 de Dezembro de 1989, o Teatral conta um passado recheado e vasto em peças de teatro, na sua maioria de género comédia, animação de eventos, projectos de formação, intercâmbios nacionais e internacionais, representação regional e nacional em encontros internacionais e ainda dinamização de iniciativas no âmbito social, tendo recebido no início do ano um voto unânime de louvor na Assembleia Legislativa de Madeira.

"Um importante reconhecimento de todo o trabalho realizado e sobretudo de valorização a todas pessoas que têm participado nos projectos do Teatral, uma vez que o nosso lema é que há sempre potencial em todas as pessoas, daí termos o orgulho de dizer que muitas pessoas estrearam-se nas lides do teatro com o Teatral”. Roberto Costa, presidente da direcção do grupo, sobre o voto de louvor: 

Pandemia mudou planos para este ano

Neste ano, explica Roberto Costa, presidente da direcção do Teatral, o grupo tinha previsto a estreia de duas produções: uma estava prevista para Junho e a outra seria para esta altura integrada nas comemorações do aniversário, mas devido a pandemia não foi possível concretizar as mesmas.

Uma outra contrariedade pretende-se com a sede espaço para o grupo cénico efectuar os necessários ensaios, que igualmente estava para ser entregue este ano. Roberto Costa recorda que, no jantar comemorativo do 30.º aniversário, o Governo Regional comprometeu-se a ceder um tão desejado espaço.

Situação que se arrasta há já alguns anos, o que tem afectado o normal desenvolvimento da actividade teatral da Associação, sendo o desejo/sonho do presidente da direcção do Teatral desta realidade.

Na semana passada em reunião com o Secretário Regional do Turismo e Cultura e com a directora regional da Cultura, deram a garantia à direcção do Teatral que este desejo/sonho seria em breve resolvido, na cedência de um espaço no Funchal, tendo sido garantido pelo sr. Secretário que seria entregue no mais tardar no inicio do próximo ano, e que estava pessoalmente empenhado na resolução desta situação. Roberto Costa, presidente da direcção do Teatral

Para já , garante o responsável que face às circunstâncias actuais, "o grupo tem sido cumpridor de todas as medidas e mantemos o objectivo de ter uma sede para que possamos retomar de forma regular as nossas iniciativas e dar assim o nosso contributo social". 

Homenagear Maria Aurora em 2021

Para o ano, o Teatral tem como objectivo poder pelo menos apresentar um dos trabalhos que estavam agendados para este ano, contando com o encenador Nuno Morna, bem como, apresentar uma produção teatral em homenagem a Maria Aurora.

Fechar Menu