Orçamento Regional Madeira

CDS considera que temos "um bom Orçamento para 2021"

None
"O CDS considera que temos um bom Orçamento para 2021, rigoroso mas equilibrado, do ponto de vista social e económico."

A afirmação é do líder parlamentar do CDS, António Lopes da Fonseca, que esta manhã em conferência de imprensa, manifestou a sua posição relativamente ao Orçamento Regional para 2021.

O centrista destaca que, "além de estarmos na presença de um dos maiores orçamentos de sempre (dois mil e trinta e três milhões de euros)", este denota "uma grande preocupação" em implementar medidas para mitigar os efeitos da crise provocada pela pandemia e que "visam uma recuperação, já em 2021, da nossa economia".

Há, também, nota Lopes da Fonseca, "uma preocupação pela recuperação dos rendimentos das famílias" e a título de exemplo refere "o desagravamento fiscal, nomeadamente o IRS".

Já âmbito das empresas salienta que, "no sentido da salvaguarda dos postos de trabalho, o Governo foi ao máximo possível em termos da redução fiscal". "Ou seja, a Região passa assim a ter a taxa máxima de redução possível em termos de IRC, passando a ficar nos 14,7%, o que significa que as empresas terão aqui uma folga em termos de fiscalidade", sustenta.

O CDS estima o que o impacto financeiro da pandemia seja, já em 2021, 344 milhões de euros e sublinha que "a economia vai ter 210 milhões de euros para fazer face a este impacto". Paralelamente: "a Saúde vai ter 91,4 milhões de euros, a Habitação e Segurança 12,2 milhões de euros, a Educação e Desporto quase 9 milhões de euros, os Serviços Sociais e outros 21 milhões de euros", precisa.

Lopes da Fonseca observa que o novo Orçamento revela também "uma preocupação pela redução da despesa pública". "Basta vermos, ao contrário do que alguns partidos da oposição referem, que no que toca à despesa pública neste Orçamento, claramente, há uma redução na ordem dos 7 milhões de euros das PPP's, há uma redução, também, nas sociedades de desenvolvimento e há redução noutros sectores públicos da região", justifica.

O democrata-cristão enaltece ainda algumas medidas na área social, como é o caso do complemento social para idosos, um apoio para os cuidadores informais ou nas viagens para os estudantes. Refere-se ainda à manutenção da redução dos passes sociais, do  programa de recuperação de cirurgias na ordem dos 5 milhões de euros e às verbas para a expansão das redes de cuidados continuados integrados (na ordem dos 21,6 milhões de euros).

Lopes da Fonseca concluiu dizendo que estamos na presença de um orçamento que "não é, obviamente, o ideal porque estamos numa conjuntura muito difícil mas, é um bom Orçamento do ponto de vista social e económico".

Fechar Menu