Turismo

Confederação do Turismo deseja boa sorte a negociações entre partidos

O presidente da Confederação do Turismo Português  (CTP), Francisco Calheiros, desejou hoje boa sorte às negociações entre  PSD, PS e CDS e disse que "à partida" é algo que a CTP encara de forma positiva.

"Estamos a falar de mais de 80% do eleitorado português, à partida é  algo que para nós faz imenso sentido e portanto desejamos boa sorte nestas  negociações que irão agora encetar-se para um novo Governo", afirmou à Lusa  o presidente da CTP, em reação à declaração do Presidente da República,  Aníbal Cavaco Silva, esta noite.

Com a ressalva de que a proposta do Presidente da República ainda estava  a ser "digerida", Francisco Calheiros reconheceu que o discurso de Cavaco  Silva "terá surpreendido os portugueses", uma vez que a decisão foi no sentido  de uma "opção salomónica para [eleições em] junho de 2014".

"A CTP pediu para não haver eleições antecipadas. Esse pedido foi aceite  ou tomado em consideração pelo senhor Presidente da República. Pelo facto  temos de nos congratular", afirmou Calheiros.

O dirigente da CTP acrescentou que "para reformas que tenham que ser  feitas ter envolvido estes três partidos num Governo facilitará muito mais  do que tendo um ou mesmo dois. Neste momento é altura de se olhar para o  interesse nacional", considera Francisco Calheiros.

O Presidente da República propôs hoje, numa comunicação ao país, um  "compromisso de salvação nacional" entre PSD, PS e CDS que permita cumprir  o programa de ajuda externa e que esse acordo preveja eleições antecipadas  a partir de junho de 2014. Cavaco Silva considerou também "extremamente negativo para o interesse  nacional" a realização imediata de eleições legislativas antecipadas.