Madeira

Cautela

None

Boa noite!

. A Madeira tem hoje mais 26 casos de covid-19. Um recorde que aviva a pior das suspeitas. Está na hora de endurecer medidas antes que a transmissão comunitária seja inegável, mesmo que possam ser discutíveis e antipáticas. As autoridades de Saúde da Região podem continuar a contar com uma das poucas injecções disponíveis para combater a pandemia, a informação. O que implica verdade e transparência de quem emite boletins e recomendações, de quem faz resoluções e ordena inspecções.

. São esperadas ondas de 15 metros na costa Norte da Região durantes os próximos dias. Sabemos da propensão pelo risco que os madeirenses denotam sempre que são anunciados espectáculos garantidos pela natureza. Foi assim com as idas abusivas à neve nos últimos dias, mesmo com estradas fechadas. O melhor é que, fazendo ponte ou não, nos próximos quatro não se aventurem sem necessidade.

. Em tempos de crise, há sempre oportunistas, sempre prontos para explorar debilidades sociais. E também criminosos à espreita. Estão os madeirenses avisados para as cautelas a ter, por exemplo, com a exposição pública de menores nas redes sociais e em todo o mundo digital.  Hoje um homem de 70 anos foi detido na Região pela Polícia Judiciária por suspeita do crime de pornografia de menores agravado. Este fica preso preventivamente, mas outros predadores poderão andar à solta.

No rodapé solidário deste ‘Boa noite’ renovo apelo dos Bancos Alimentares Contra a Fome que iniciaram ontem a tradicional campanha de recolha de alimentos, que durará até 13 de Dezembro, destinada a "evitar males maiores”, ou seja, situações de ruptura social.

O número de pedidos de ajuda tende a subir e por isso importa sensibilizar e incentivar os madeirenses para a partilha de alimentos com as famílias carenciadas que viram a sua situação económica agravar-se com a pandemia.

Todos podemos contribuir através de vales de produtos, que estarão disponíveis nas caixas dos supermercados ou através do portal 'online' alimentestaideia.pt, onde podemos escolher os alimentos que queremos doar.

Fechar Menu