Mundo

França detecta perto de Paris segundo foco de gripe das aves

None

Um segundo foco de gripe das aves foi detetado em França, numa loja de animais na região de Paris, três dias após um primeiro surto na Córsega, anunciou hoje o Ministério da Agricultura e Alimentação.

"Um novo surto acaba de ser confirmado pela Agência Nacional de Segurança Sanitária (Anses) numa loja de animais em Yvelines [região de Paris]", informou, num comunicado, o ministério da tutela, sublinhando que os testes revelaram "a presença do vírus H5N8, idêntico ao detetado em Haute-Corse, que não é transmissível aos seres humanos".

Segundo o ministério, a investigação epidemiológica prossegue, para identificar as ligações entre estes dois surtos e a origem da contaminação.

Todas as aves da loja de animais em Yvelines foram mortas e foram criadas zonas de proteção e vigilância, como aconteceu na Córsega, de acordo com o documento divulgado.

"Para limitar a propagação do vírus e impedir o mais possível que este chegue ao sector avícola profissional", o ministro da Agricultura e Alimentação, Julien Denormandie, apelou "especialmente às lojas de animais, transportadores e particulares a aplicarem rigorosamente as medidas de proteção contra a gripe aviária".

Na sequência de surtos na Rússia e no Cazaquistão, este verão, a epizootia, que não é perigosa para os seres humanos, espalhou-se recentemente pela Europa Ocidental, onde os níveis de alerta aumentaram.

Os Países Baixos, Irlanda, Reino Unido, Dinamarca e Bélgica foram particularmente afetados pelo vírus, disseminado por aves migratórias.

A doença não é considerada perigosa para os seres humanos e o consumo de aves de capoeira e ovos não é desaconselhado.

Fechar Menu