5 Sentidos

Entidades da Cultura dinamizam várias actividades e incentivam à leitura no Carnaval

None

O Arquivo e Biblioteca da Madeira e várias outras entidades ligadas à cultura estão a preparar um conjunto de iniciativas, que têm como objectivo promover os hábitos de leitura durante o período de Carnaval. No habitual comunicado de fim-de-semana, a Secretaria da Cultura revela que, “para os dias de “folia” foram preparadas, desde logo, por alguns dos museus da tutela, várias iniciativas para diferentes públicos, por forma a dinamizar ainda mais estes espaços”.

Nesse âmbito, informa a Secretaria de Eduardo Jesus, em comunicado, “no Universo de Memórias, a partir da próxima segunda-feira, dia 20 de Fevereiro, estará patente a exposição temporária “Máscaras do Mundo”. Assim, e até 3 de Março, durante as visitas guiadas que se realizam diariamente, de segunda a sexta-feira entre as 10 e as 17 horas, à colecção permanente daquele espaço, será dado especial destaque às 57 máscaras provenientes dos quatro cantos do mundo - América, Europa, África e Ásia. Estas visitas destinam-se não só ao público em geral mas também ao público escolar”.

Também no Universo de Memórias, será dada continuidade “à parceria com o ateliê CriamARTE” e realizado “ATL destinado a crianças entre os 5 e os 14 anos que inclui uma oficina plástica e uma visita guiada à exposição temporária “Máscaras do Mundo”, o que está programado para o dia 25 deste mês.

“Até 24 de Fevereiro, na Casa-Museu Frederico de Freitas, está a ser promovida, diariamente, a atividade “Cem Partidas de Carnaval”. Trata-se de uma visita temática que trabalha o tema do Carnaval criando um “disfarce”, cujo mote parte de peças do acervo do Museu. Esta iniciativa dirigia a alunos do 1º e 2º Ciclos inclui um atelier de atividades lúdicas no âmbito das diferentes expressões.”

“No Museu Etnográfico da Madeira está a ser preparada a “Oficina Máscaras de Carnaval” que como objetivo apresentar, numa primeira abordagem, os vários tipos de máscaras utilizados e a sua função social no dia de entrudo. Nesta iniciativa os participantes irão realizar uma máscara de Carnaval com pasta de papel, tal como se fazia tradicionalmente, utilizando técnicas de recorte e colagem e vários tipos de materiais. Para finalizar, irão decorar as suas fantasias carnavalescas, recorrendo à pintura a guache e/ou acrílico.”

Para o Museu Quinta das Cruzes está prevista “mais uma sessão do projeto “Música Conversada”, que, como não poderia deixar de ser, terá o Carnaval como tema. “Este projeto de sessões culturais/musicais coordenado pelo professor e musicólogo Vítor Sardinha com o apoio da Associação Musical e Cultural Xarabanda, terá lugar no dia 22, quarta-feira, entre as 15h30 e as 16h15, e abordará “O Carnaval dos Hotéis do Funchal”. A sessão, que terá entrada livre, vai contar com a participação de Rui Alberto Camacho, Celso Danilo Ribeiro Rodrigues e António Barbosa e vai incluir a audição musical de músicos e compositores madeirenses nos géneros: Baião, Marcha Brasileira e Samba.

“Durante o Carnaval, o Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM) está a dinamizar uma campanha especial do Serviço de Empréstimo daquela instituição, por forma a promover os hábitos de leitura junto da população.”