Madeira

Em 2022 foram negociados 45 Instrumentos de Regulamentação Colectiva de Trabalho

None

Em 2022, “foram negociados 45 Instrumentos de Regulamentação Colectiva de Trabalho, que abrangeram mais de 50 mil trabalhadores, em sectores como a construção civil, comércio e serviços, hotelaria, restauração e similares, entre outros. Em 2023, ou seja, já durante este ano, foram já mais de 20, os Instrumentos de Regulamentação Coletiva publicados”. Os números foram avançados pela secretária regional de Inclusão e Cidadania, que participou na abertura do III Congresso de Direito Laboral.

Rita Andrade recordou na sua intervenção o momento de crescimento e o clima de estabilidade e paz social que se vive na Região e assumiu que a Agenda para o Trabalho Digno podia ter chegado mais longe. 

"Agora o indivíduo é assumido com uma nova centralidade, com uma vida pessoal e familiar em equilíbrio com a vida profissional, e por sua vez, mais realizado e eficiente, numa dimensão que todos irão beneficiar, os trabalhadores, as empresas e, naturalmente, a própria economia", sublinhou a secretária regional, considerando que, ainda assim, a Agenda do Trabalho “podia ter chegado mais longe”. No fundo trata-se de assegurar uma maior dignidade e sentido de justiça social, que ajudem a dignificar as relações laborais e a manter a paz social.

O III Congresso de Direito Laboral  trouxe à Madeira José Miguel Tropa, sócio local da Abreu Advogados, juntando advogados e juristas especializados na área do trabalho, num debate que se fez no auditório do Museu da Eletricidade da Madeira – Casa da Luz.