Saiba o que hoje é notícia
A resposta coordenada a crises como a que aconteceu em Ceuta em julho, quando mais de 70 mil migrantes entraram na cidade espanhola do norte de África oriundos de Marrocos, vai estar hoje em debate no Parlamento Europeu.
Os eurodeputados, em conjunto com a presidência irlandesa do Conselho e a Comissão Europeia, querem determinar uma nova forma da UE agir face a este tipo de crise humanitária, sendo que as resoluções escolhidas serão votadas na quinta-feira.
A discussão vai passar pela proteção das fronteiras externas da UE contra ataques híbridos e a instrumentalização da migração, a cooperação entre os países da UE e com países terceiros, o papel da agência europeia responsável pela segurança das fronteiras externas Frontex e eventuais novas medidas.
A entrada ilegal em Ceuta de milhares de pessoas desestabilizou a região, mas também a Europa.
Vários países, como Itália, Finlândia, Dinamarca ou Suécia pediram a suspensão de Espanha do Espaço de livre circulação Schengen com receio de que Marrocos tenha instrumentalizado os migrantes para fazer pressão política sobre o país europeu.
CULTURA
Uma exposição de Pedro Cabrita Reis com quase duas centenas de obras inéditas é inaugurada hoje no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, marcando o arranque da programação de outono da instituição.
Com curadoria de João Pinharanda, a exposição "Com o coração livre de cuidados" apresenta, na Galeria Oval do MAAT Gallery, um vasto conjunto de pinturas, desenhos e esculturas concebidas especificamente por Pedro Cabrita Reis para a exposição.
A mostra reúne quase duas centenas de trabalhos inéditos, nos quais o artista plástico explora temas como a paisagem, a figura humana e a pintura religiosa, num exercício de aproximação e comentário à tradição artística desenvolvida entre o Renascimento e a Modernidade.
ECONOMIA
A Fesap anuncia hoje as reivindicações salariais para o próximo ano, em conferência de imprensa, na sua sede em Lisboa.
Para além do caderno reivindicativo para 2027, serão ainda abordados os contributos para o Orçamento do Estado.
O secretário-geral da Federação dos Sindicatos da Administração Pública (Fesap) defende, em declarações à Lusa, que a base remuneratória na função pública deve continuar a ser aumentada, considerando que deve ir além dos 1.030 euros no próximo ano. José Abraão argumenta que o acordo plurianual de valorização dos trabalhadores da Administração Pública, reforçado no ano passado, é um acordo de "mínimos" e que foi assinado num contexto económico diferente.
PAÍS
O Tribunal São João Novo, no Porto, inicia hoje o julgamento dos ex-presidentes das câmaras de Barcelos e de Santo Tirso, Miguel Costa Gomes e Joaquim Couto, respetivamente, acusados de corrupção e prevaricação no âmbito da "Operação Teia".
O julgamento começa assim quatro anos depois de ter sido deduzida a acusação pelo Ministério Público (MP).
Além destes dois ex-autarcas, à data eleitos pelo PS, o processo tem mais sete arguidos, nomeadamente o ex-vice-presidente da Câmara de Barcelos Domingos Pereira, o ex-presidente do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto Laranja Pontes, a empresária Manuela Sousa, à data mulher de Joaquim Couto, e quatro empresas de comunicação e marketing.
A acusação do MP, a que a Lusa teve acesso, defende que o ex-presidente da autarquia de Santo Tirso e Manuela Sousa, detentora de várias empresas de comunicação, pressionaram autarcas e responsáveis de entidades públicas para contratar, maioritariamente por ajuste direto, empresas do seu universo familiar em troca de favores políticos.
A investigação focou-se nas câmaras de Santo Tirso e Barcelos, bem como no IPO do Porto, e nas vantagens indevidamente obtidas pelas empresas de comunicação e marketing de Manuela Sousa, assinala.