DNOTICIAS.PT
Mundial2026 Desporto

África do Sul adia ida para o México face a problema com os vistos

None
Foto Federação Sul Africana de Futebol

A seleção de futebol da África do Sul adiou a sua viagem para o México, com vista ao Mundial2026, devido a um problema com os vistos, informou hoje a Federação sul-africana de futebol (SAFA).

Os 'bafana bafana' deveriam partir hoje de Joanesburgo para o México, país onde vão disputar a fase de grupos e para iniciarem a concentração, mas encontrou "dificuldades nos vistos de alguns jogadores e dirigentes", disse a Federação.

Não foram revelados quantos membros da delegação ainda não tinham os vistos de entrada, quando o Mundial, coorganizado por México, Estados Unidos e Canadá tem início em 11 de junho, com os sul-africanos a disputarem o jogo inaugural.

De acordo com a televisão pública da África do Sul, pelo menos os vistos de 20 pessoas da delegação ainda estavam a ser processados na embaixada dos Estados Unidos em Joanesburgo.

O ministro dos Desportos da África do Sul, Gaston McKenzie, já exigiu explicações e prometeu tomar medidas contra os responsáveis por aquilo a que designou de "caos".

A África do Sul integra o Grupo A do Mundial, defrontando o anfitrião México no jogo inaugural (11 de junho), seguindo-se a República Checa (18 de junho) e a Coreia do Sul (24 de junho).

No Mundial2026, Portugal integra o Grupo K, com Colômbia, República Democrática do Congo e Uzbequistão.