Um mundo sem filósofos

Se o mundo não tivesse tido filósofos ao longo destes últimos quatro a cinco mil anos, provavelmente nós hoje ainda estaríamos a viver na Idade da Pedra, ou pior ainda.

Foi a inteligência e a sabedoria desses filósofos que conseguiram desenvolver o mundo e a inteligência humana.

Não tenho dúvida nenhuma de que nós hoje poderíamos ter um mundo cem vezes mais desenvolvido e com muito mais inteligência, se a Igreja não tivesse matado e torturado milhares de filósofos. Porque a Igreja sempre teve medo da inteligência humana.

É exatamente igual ao que está a acontecer nos países onde existe ditadura — os ditadores matam todos aqueles que têm inteligência.

Assim, eles têm o caminho livre, sem oposição, para fazer o que querem.

Se nós hoje temos a inteligência e a sabedoria que temos, devemo-la a esses milhares de filósofos.

Os cientistas de hoje são contra os filósofos, porque se acham mais importantes e inteligentes do que eles, mas esquecem-se de que, se não fossem os filósofos, eles próprios não teriam existido.

Para ser um grande cientista, é preciso primeiro ser um grande filósofo.

Tudo na vida tem a sua própria filosofia — desde o agricultor ao cientista, cada um tem a sua maneira de pensar, de ver e de fazer as coisas.

Até o amor é uma filosofia.

Cada pessoa tem a sua filosofia de viver e de acreditar no que quiser.

Cada ser humano é um filósofo único no mundo, com liberdade de dizer o que pensa.

Sem filosofia, talvez a vida humana hoje não fosse o que é.

E muito provavelmente o ser humano seria um selvagem igual a qualquer outro animal selvagem.

Se as pessoas hoje tivessem um pouco mais de interesse pela filosofia, não só teriam uma vida muito melhor, como este mundo seria muito melhor.

E não existiria tanta violência nem tanta maldade no mundo.

Por isso, é essencial que as pessoas leiam e estudem um pouco de filosofia de vários filósofos diferentes, para que possam pensar por elas próprias e terem as suas próprias opiniões.

Para não se deixarem manipular pelos outros.

Porque quem se deixa manipular pelos outros são pessoas fracas, com pouca inteligência.

Edgar B. Silva