Ensino dos cordofones com “evolução muito grande” na Região
Quem o diz é Roberto Moniz, professor e membro da Associação Xarabanda, que promove um workshop sobre o ensino/aprendizagem dos cordofones tradicionais madeirenses, no âmbito do Festival Acorde
Saiba o que marca a agenda desta sexta-feira, dia 7 de Fevereiro.
Roberto Moniz não tem dúvidas de que o ensino dos cordofones tradicionais tem conhecido “uma evolução muito grande” na Região, nos últimos tempos. O professor de música, com mais de 30 anos de experiência, e também membro da Associação Xarabanda aponta que hoje estão a ser colhidos os “frutos” das várias apostas feitas ao longo dos anos na promoção e divulgação destes instrumentos, nos mais variados âmbitos. “Aquilo que fizemos tem dado bons frutos”, salienta.
Na iniciativa que acontece hoje, pelas 15h30, na Assembleia Legislativa da Madeira, integrada no Acorde - Festival Internacional de Cordofones Tradicionais, direccionada para professores de música, o docente irá valer-se dessa sua larga experiência, para, durante 50 minutos, tentar “transmitir técnicas e ideias para facilitar a iniciação dos alunos na aprendizagem dos cordofones tradicionais”.
O também músico reconhece as dificuldades que se colocam no ensino/aprendizagem da iniciação aos cordofones, sobretudo quando em causa estão grupos grandes, como uma turma do ensino básico. “É importante que os alunos saiam das primeiras aulas a tocar algo, mas com a postura correcta e com a técnica correcta”, sustenta Roberto Moniz, que salienta a importância de uma pega do instrumento correcta, bem como o uso de uma correia para ajudar a segurar o instrumento. “Tudo isto são aspectos que têm de ser assimilados logo no início”, defende.
No workshop desta tarde, o professor vai procurar transmitir estratégias que facilitem o papel dos docentes nas salas de aulas no ensino das posturas e das técnicas associadas aos cordofones tradicionais madeirenses.
O programa do Acorde para o dia de hoje não se fica por esta formação. Antes disso, pelas 12 horas, teremos as escolas em concerto, no Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira, com a Casa do Povo da Calheta e o Conservatório – Escola das Artes da Madeira – Eng. Luiz Peter Clode.
Depois do workshop, pelas 16h30, também na Assembleia, tem lugar um concerto comendado, com Derque Martin Cruz, um timplista que vem de Gran Canária. O músico iniciou-se nos estudos do timple aos 8 anos e em guitarra clássica aos 11. Acabou por se formar em guitarra clássica, no Conservatório Superior das Canárias, complementando, depois, essa formação com vários cursos internacionais.
Mas a agenda desta sexta-feira tem muito mais que o leitor deverá ter em conta.
Agenda
17 horas – Primeira etapa do Madeira Padel Tour, na Quinta do Padel. Esta é uma iniciativa organizada pelo DIÁRIO.
20 horas - inauguração da nova loja Solviagem, na Avenida Mário Soares.
20 horas - tomada de posse da Junta Regional da Madeira do Corpo Nacional de Escutas, na Capela do Milagres – Machico. A cerimónia será presidida pelo bispo do Funchal, D. Nuno Brás.
Efemérides
1900 - Criação da Comissão Representativa do Trabalho que dará origem ao Partido Trabalhista inglês.
1915 - António Manuel Pereira Ribeiro é sagrado bispo do Funchal. É a primeira sagração episcopal, após a implantação da República.
1927 - Revolta do Reviralho, em Lisboa. A acção justifica a criação da Polícia de Informações, na base da PVDE/PIDE-DGS.
1947 - É rejeitada a proposta britânica para a divisão da Palestina em duas zonas, árabe e judaica, sob administração conjunta.
1964 - Estreia dos Beatles na televisão dos Estados Unidos. Quatro britânicos fazem um show visto por 73 milhões de pessoas.
1990 - Maria Branca dos Santos ou D. Branca, a Banqueira do Povo, é condenada a 10 anos de prisão.
1992 - É assinado o Tratado da União Europeia na cidade holandesa de Maastricht, pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e das Finanças da CEE, numa cerimónia a que assiste o presidente do conselho europeu, Aníbal Cavaco Silva.
2007 - O Presidente de República, Aníbal Cavaco Silva, promulga a Lei das Finanças Regionais.
2019 - O Governo aprova o diploma setorial da transferência de competências para as freguesias, no âmbito do processo de descentralização para as autarquias e entidades intermunicipais.
2022 - Pelo menos 10 membros da Comissão Política Nacional do PAN (Pessoas-Animais-Natureza) apresentam a demissão daquele órgão, entre os quais o deputado Nelson Silva e os porta-vozes regionais dos Açores e Madeira, alegando "asfixia democrática interna".
Pensamento do dia
Para cá da queda do corpo e da abalada da alma, fica a obra e o que de vida presente sempre dela se depreende. Sebastião da Gama (1924-52), escritor, poeta e professor português