DNOTICIAS.PT
Madeira

Doroteia Leça pede equipamento de raio-x para o Centro de Saúde da Calheta

None

A presidente da Câmara Municipal da Calheta pediu, ao início da tarde, que o Governo Regional possa dotar o Centro de Saúde da Calheta com um equipamento raio-x. O pedido foi feito aquando da sua intervenção no almoço-convívio para os idosos da Calheta, realizado no Pavilhão dos Prazeres.

A autarca apontou que a existência desse equipamento iria evitar "muitas deslocações ao Funchal", tratando-se de "uma política de proximidade", pelo que espera que tal possa ser concretizado em breve. O presidente do Governo Regional mostrou-se receptivo a concretizar essa pretensão num prazo de meio ano.

A verdade é que esta é uma aspiração antiga por parte da população da Calheta. Em Outubro de 2019, aquando da visita às obras do Centro de Saúde, o secretário regional da Saúde manifestava a intenção de, durante essa legislatura, ou seja até Setembro ou Outubro de 2023, poder oferecer o serviço de Imagiologia.

O moderno Centro de Saúde da Calheta não dispõe de Raio-X?

Ontem, um utente do Serviço Regional de Saúde, queixou-se que a mulher, com suspeita de fractura no braço direito, vítima de uma queda de bicicleta, foi assistida no Centro de Saúde da Calheta, no entanto, por falta de um serviço de Imagiologia, nomeadamente uma máquina Raio-X, teve de transportar a esposa ao Hospital Central, Dr. Nélio Mendonça para tirar a dúvida.

O Centro de Saúde foi uma empreitada orçada em 3.382.624,94 euros (parte com financiamento (85%) pelo IDR e o remanescente orçamento próprio da dona da obra, a Santa Casa da Misericórdia da Calheta (15%).