Domingo recheado de iniciativas natalícias
Este domingo, 14 de Dezembro, há diversas iniciativas a decorrer na Madeira, ainda que o mau tempo tenha feito adiar muitas outras. A temática do Natal está bem patente em vários concelhos da ilha.
Confira as iniciativas que marcam a agenda regional deste que é o tricentésimo quadragésimo nono dia do ano, em que faltam 17 dias para o fim de 2025:
- Das 9 às 13 horas - Track Day junta diversos pilotos de carros ou motas no sítio das Quatro Estradas, no Santo da Serra;
- Das 9 às 20 horas - A Câmara Municipal do Funchal promove a iniciativa Domingos Natal na Praça com a Feira Natalícia no Mercado dos Lavradores;
- 11h30 - Chegada do Pai Natal no Mercadinho de Natal da Ribeira Brava;
- 13 horas - XXV Convívio de Natal para os maiores de 60 anos de idade do Município da Calheta, no Pavilhão do CDR Prazeres;
- 15 horas - Jogo do Campeonato de Portugal AD Camacha - Vilaverdense no Estádio da Camacha;
- 15h30 - Masters do JLL Madeira Padel Tour na Quinta do Padel;
- 17 horas - Chegada do Pai Natal a Santa Cruz
- 17 horas - Concerto do Grupo Coral Flores de Maio no Museu da Baleia da Madeira;
- 18 horas - Concerto de Natal do DIÁRIO com a Orquestra Clássica da Madeira e coma participação das cantoras Sofia Escobar e Ana Marta Kaufmann, no auditório do Centro de Congressos da Madeira;
- 21h30 - Concerto 'Christmas Around The World' da Orquestra de Salão Húngara Imperatriz Sissy no Auditório do Jardim Municipal.
Principais acontecimentos registados a 14 de Dezembro, Dia Nacional do Tais em Timor:
1745 - Um incêndio destrói os Paços da Ribeira, em Lisboa.
1911 - O explorador norueguês Roald Amundsen atinge o Pólo Sul.
1927 - O Reino Unido reconhece a independência do Iraque.
1939 - A URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) é expulsa da Sociedade das Nações.
1955 - Portugal é admitido como membro da Organização das Nações Unidas (ONU).
1962 - A Assembleia-geral da ONU condena a atuação de Portugal em Angola e reclama o reconhecimento imediato do direito dos povos à independência assim como o fim de todos os atos de repressão pelo Governo de Oliveira Salazar.
1970 - A Assembleia-geral da ONU condena a utilização de agentes químicos e biológicos contra as populações dos territórios sob administração portuguesa.
1981 - Na Polónia, trabalhadores desencadeiam greves de protesto pela imposição da lei marcial.
1981 - Israel anexa os Montes Golan ao território, tomados à Síria em 1967, na III Guerra Israelo-árabe.
1989 - Mais de sete milhões de chilenos votam nas primeiras eleições presidenciais e legislativas realizadas no país desde 1973.
1997 - Eleições autárquicas em Portugal dão a vitória ao Partido Socialista.
1998 - O Presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, visita a faixa de Gaza. Trata-se da primeira visita oficial de um Chefe de Estado norte-americano a território palestiniano.
2003 - Paul Bremer, administrador civil norte-americano no Iraque, confirma a captura de Saddam Hussein. Os Estados Unidos asseguram que julgamento será feito por um tribunal iraquiano.
2004 - O Presidente francês, Jacques Chirac, inaugura a ponte mais alta do mundo, o viaduto de Millau, França, da autoria do arquitecto britânico Norman Foster.
2006 - É aprovada no Parlamento a nova Lei de Bases da Segurança Social.
2012 - Pelo menos 27 pessoas, incluindo o alegado atirador e 14 crianças, morrem num tiroteio numa escola primária Sandy Hook Elementary School, na pequena localidade de Newtown, a cerca de 128 quilómetros de Nova Iorque, no estado do Connecticut, nordeste dos Estados Unidos.
2013 - A China consegue fazer aterrar a sonda espacial Chang'e-3 na Lua, pela primeira vez, numa proeza só realizada até agora pela Rússia e pelos Estados Unidos.
2020 - O Colégio Eleitoral dos Estados Unidos da América valida a vitória do democrata, Joseph Robinette Biden, Jr, Joe Biden, nas eleições presidenciais, que com 302 votos ultrapassou o mínimo de 270 necessários para ser o 46.º Presidente norte-americano.
2021 - O antigo ministro da Economia Manuel Pinho fica detido após comparecer no Departamento Central de Investigação e Ação Penal para interrogatório no âmbito do caso EDP.
2023 - O Conselho Europeu decide abrir as negociações formais de adesão à União Europeia com a Ucrânia e a Moldova, anunciou o presidente da instituição, Charles Michel, falando num "sinal claro de esperança" para estes países.
2023 - O cardeal José Tolentino de Mendonça vence o Prémio Pessoa 2023.
2024 - O parlamento sul-coreano aprova a destituição do Presidente Yoon Suk-yeol, com o apoio de membros do próprio partido do Presidente, por ter declarado a lei marcial em 03 de dezembro.
Frase do dia:
Por mais belas teorias que se façam, por mais perfeitas Constituições com que se comece, o 'status in statu' forma-se logo. Ou com frades ou com barões ou com pedreiros-livres se vai pouco e pouco organizando uma influência distinta quando não contrária ao grande corpo social. Almeida Garrett (1799-1854), escritor e político português.