DNOTICIAS.PT
Casos do dia

Protecção Civil dá conta de 39 acessos condicionados devido à depressão Emília

Estrada do Chão da Lagoa no Parque Ecológico do Funchal e a ligação entre o Poiso e o Pico do Areeiro estão na lista de condicionamentos

None
Foto OD

O Serviço Regional de Protecção Civil dá conta de 39 acessos condicionados devido aos efeitos da depressão Emília na Madeira, no último balanço realizado na manhã deste sábado.

No concelho do Funchal estão encerrados os acessos no litoral, tais como: Praia Formosa, Complexos balneares da FrenteMar Funchal, Área do Gorgulho, Zona balnear de São Tiago e Cais do Carvão.

Nas zonas de montanha, ainda no município da capital madeirense, estão cortados ao trânsito os troços rodoviários da Estrada Florestal da Eira do Serrado, Estrada Municipal do Chão da Lagoa no Parque Ecológico do Funchal e Estrada de ligação entre o Poiso e o Pico do Areeiro, sendo permitida a circulação apenas a viaturas autorizadas e de emergência.

Na Calheta, estão igualmente condicionados o Cais do Paul do Mar, a Estrada do Rochão, entre o Bar do Rochão e a ER 105 no Paúl da Serra. No litoral, não é permitida a circulação no Cais da Ribeira das Galinhas, Jardim do Mar e na promenade na Vila da Calheta, assim como na ER101 entre a Ponta do Pargo e as Portas da Vila.

O acesso ao cais está encerrado em quatro concelhos. Na Ribeira Brava, o acesso ao cais está encerrado devido ao risco de queda de pedras e à agitação marítima, tal como o Cais da Madalena do Mar (Ponta do Sol), cais de Câmara de Lobos e cais da Boaventura em Santa Cruz. 

Em Machico, no extremo leste da ilha da Madeirta, o cais da cidade está condicionado, tal como o Cais do Porto da Cruz e a Promenade e praia da Alagoa.

Ainda no concelho de Machico, a ER 207 (junto ao campo de golfe) e a ER102 Caminho da Portela estão igualmente condiconados.

No norte da ilha, em São vicente, a ligação da ER 228 entre o alto da Encumeada e o Chão dos Louros, assim como a ER211 entre a Boaventura e o Arco de São Jorge estão intertidos ao trânsito devido a derrocadas e quedas de pedras.

No concelho de Santana, estão condicionados o Porto do Cais da Fajã do Mar, o acesso à Praia da Ribeira do Faial, a Foz da Ribeira de São Jorge, o Cais de São Jorge, o Caminho da Furna e Zona do Porto do Arco de São JorgeER 218 entre os Pico das Pedras e Achada do Teixeira.

Também no norte da ilha da Madeira, há interdições no Porto e Cais do Seixal e nos acessos pedonais da Frente Mar Cais do Porto Moniz, na Rua do Figueiral e na Estrada Regional 101 entre a Ponta do Pargo e as Portas da Vila.