Greve fecha 9 escolas na Madeira e Porto Santo
Secretaria Regional de Educação aponta adesão de 14% no turno da manhã
A greve nacional da Administração Pública, que se realiza esta sexta-feira, levou ao encerramento de várias escolas na Região Autónoma da Madeira.
Segundo dados actualizados pelo Sindicato dos Professores da Madeira, são 9 estabelecimentos totalmente afectados por esta paralisação geral na função pública. Fora este número, existem ainda outras unidades que estão a funcionar a "meio gás".
No concelho do Funchal estão fechadas as escolas EB1/PE Visconde Cacongo, EB1/PE da Ajuda, EB1/PE da Pena, e a EB1/PE do Areeiro e Lombada.
Por sua vez, em Câmara de Lobos, são a EB1/PE do Rancho e Caldeira, a EB1/PE da Quinta Grande e o edifício do Curral das Freiras da Escola de Santo António.
Em Santa Cruz encontra-se encerrada a EB1/PE da Assomada.
Por fim, no Porto Santo, encontra-se encerrado o edifício do Campo de Baixo da Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar e Creche.
Já esta manhã, Francisco Oliveira, responsável do sindicato, indicava que a adesão dos professores não está tão elevada quanto a dos assistentes operacionais, o que é esperado. "É normal, porque estamos na expectativa de que, no dia 1 de Janeiro, sejam resolvidos vários problemas da carreira docente a nível nacional. No entanto, estamos preocupados com o atraso nas negociações, que implicam a intervenção da Assembleia Legislativa Regional e certos procedimentos a cumprir", afirmou.
SRE aponta 14% de adesão
Segunda a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, relativamente ao turno da manhã desta sexta-feira, a adesão à greve nacional da Administração Pública, "dos 5.817 trabalhadores em exercício de funções no turno da manhã, 5.003 compareceram, o que corresponde a uma adesão à greve de 14%".
Estiveram encerradas neste período seis escolas, nomeadamente a EB1/PE da Quinta Grande, a EB1/PE da Pena, a EB1/PE Visconde Cacongo, a EB1/PE da Ajuda, a EB1/PE da Assomada e a EBS/PE/C do Porto Moniz. O edifício do Curral das Freiras, da EB/PE de Santo António e Curral das Freiras, esteve também encerrado. Outros 37 estabelecimentos de ensino foram parcialmente afectados na sua atividade, 29 do 1.º Ciclo e oito dos Ensinos Básico, Secundário e Profissional. SRE