Maus-tratos aos animais

Já foram várias as vezes que escrevi sobre este triste tema e lamentavelmente é mais do mesmo... todos os dias tomamos conhecimento de animais que vivem em condições desumanas, diria mesmo inacreditáveis mas que os vídeos e fotos partilhadas mostram a triste e cruel realidade que estes pobres animais vivem em pleno século XXI, a questão é sempre a mesma, até quando?

Este assunto vai se arrastando ano após ano, vídeos, fotos que mostram a dura realidade de cada um deles, sabem que os tratam assim e o que é que se faz a essa amostra de ser humano? Nada!

Em muitos casos retiram o animal dessa zona, mas não punindo a besta que o destratou o que é que resolve? Não tarda nada vai buscar outro animal e faz igual ou pior, isto é uma bola de neve sem fim à vista, deixo novamente um enorme apelo:

Castiguem os criminosos, mão pesada nesta gente, só com severos castigos é que isto poderá, atenção poderá começar a diminuir... caso contrário nunca mais acabará.

Falam em ensinar a tratar bem os animais, incentivar as pessoas a isso, mas isto não é uma disciplina que se aprende na escola, o gostar e tratar bem o animal nasce connosco e diz muito do nosso carácter, não se aprende na escola porque vem de dentro para fora, é algo nato!

Para terminar gostaria de deixar aqui um agradecimento, pois existem muitos casos de resgate feitos pela Associação Alimentar a Cães a quem desde já apresento a minha total gratidão pelo vosso empenho, dedicação, persistência, atenção porque através de vós muitos dos animais a viverem acorrentados ao frio, ao sol e ao vento, sem comida e sem água, a viverem em autênticos “chiqueiros”, conhecem o que é ter um “lar” onde há conforto, amor e plena dedicação, muito obrigada a todos/as vós.

Continuem na vossa luta, que sejam sempre a luz para aqueles que vivem em plena escuridão!

Mónica Ramalho