DNOTICIAS.PT
Mundo

Quatro alpinistas mortos numa avalanche em Puy-de-Dôme na França

None

Quatro alpinistas morreram ontem soterrados numa avalanche em França, a 1.600 metros de altitude, no Maciço Central, montanha de Puy-de-Dôme, na zona de Clermont-Ferrand, informaram as autoridades locais.

Três outras pessoas ficaram ligeiramente feridas na avalanche, que ocorreu ao final da manhã na zona de Val d'Enfer, no maciço de Sancy, na comuna de Mont-Dore, segundos as fontes citadas pela agência France-Presse.

As buscas, que mobilizaram cerca de meia centena de socorristas, foram já dadas por concluídas.

"Trata-se de uma tragédia", escreveu a prefeitura, explicando que as sete vítimas - "um grupo de alpinistas acompanhados por um guia" - estavam amarradas no momento da avalanche e "ficaram soterradas" pelo deslizamento da neve.

A avalanche ocorreu num dia de forte queda de neve na zona de esqui, com até 50 centímetros de neve dura e compacta em altitude, segundo a página 'online' especializada Ski Info.

Em meados de janeiro, a brigada da polícia de alta montanha (PGHM) tinha apelado à prudência dos alpinistas, depois de ter recuperado um esquiador arrastado por uma avalanche noutro contexto.

Os três feridos ligeiros foram hospitalizados e o Ministério Público de Clermont Ferrand abriu um inquérito para determinar as causas do acidente.