DNOTICIAS.PT
Madeira

Câmara do Funchal recorda que já foi apresentado projecto para o Largo da Fonte

None

A Câmara Municipal do Funchal, através de comunicado, recordou que já foi apresentado um projecto para a recuperação do Largo da Fonte e da Encosta dos Jardins do Monte. Este esclarecimento surge na sequência de declarações do vereador Miguel Silva Gouveia, da coligação Confiança que, no final da reunião de Câmara, referiu que este local se encontra "ao abandono".

"O espaço, que ficou descaraterizado por consequência dos abates de árvores realizadas, em agosto de 2021, pela Coligação Confiança, será alvo de uma intervenção profunda, mas que terá ainda de aguardar pelas obras de reabilitação e canalização do ribeiro ali existe, numa empreitada que será lançada pelo Governo Regional", explica a autarquia.

“Só depois, é que poderemos implementar o projeto de regeneração daquele espaço”, garante Cristina Pedra.

A CMF indica que se trata de um projecto elaborado por Gerald Luckhurst, arquitecto paisagista "de renome internacional e profundo conhecedor da ilha da Madeira e dos seus jardins". Este prima pela salvaguarda o património arbóreo e histórico existente no Largo da Fonte e na respectiva encosta, em harmonia com os elementos de carácter cultural e religioso da freguesia, nomeadamente a Fonte da Nossa Senhora, a Igreja do Monte, a antiga Estação do Caminho de Ferro, o Coreto e o Café do Parque.

"Assim sendo, estranha-se, uma vez mais, a postura política da coligação Confiança, que reiteradamente continua a faltar à verdade. Postura que se lamenta, e a qual denunciaremos, as vezes que forem necessárias", termina o comunicado.

O que diz a Coligação Confiança sobre o Monte

Na reunião de Câmara desta quinta-feira, a equipa da Confiança lamentou que a freguesia do Monte de uma forma geral, e o Largo da Fonte em particular, "se encontrem votados ao abandono desde o início do actual mandato pelo novo elenco camarário".

O vereador Miguel Silva Gouveia afirmou que “depois da Confiança ter apresentado um projecto de requalificação para o Largo da Fonte, que incluía um memorial às vítimas da tragédia que ali aconteceu, este tenha sido absolutamente descartado pelo actual executivo, não chegando a sair do papel”.

O autarca referiu ainda que este exemplo “demonstra o abandono a que toda a freguesia do Monte tem sido alvo durante este mandato, cujos moradores assistem à propaganda das promessas que se multiplicam, mas nunca vêm nada chegar ao terreno”.

O vereador assegurou que a Confiança não irá permitir que o assunto caia no esquecimento, porque “julgamos que é importante honrar e respeitar as vítimas, assinalando de forma perene a sua memória”.

Após a reunião semanal do executivo, os vereadores da oposição na Câmara Municipal do Funchal manifestaram ainda a sua solidariedade para com os dois visados no processo judicial, que ontem conheceram a sua sentença de absolvição, passados quase sete anos da tragédia que vitimou 13 pessoas.