Madeira

Festa Gastronómica do Caniço recebe voluntários em acção da UCAD

Foto DR
Foto DR

Um grupo de jovens voluntários está a realizar hoje a realizar uma acção de sensibilização anti-drogas na Festa Gastronómica do Caniço, numa iniciativa da Direção Regional da Saúde, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD).

Estas acções preventivas nos eventos noturnos de caráter recreativo, tais como festas, arraiais e festivais, têm sido frequentes e com a marca #Vibes4U NoDrugs, e que, assim, encontra-se atualmente a sensibilizar os frequentadores da referida Festa Gastronómica.

"A base deste projeto consiste na abordagem da educação pelos pares, que envolve a disseminação de mensagens preventivas por jovens voluntários e jovens que frequentam o evento", refere uma nota de divulgação da acção. "Os voluntários, predominantemente estudantes de Enfermagem e Psicologia, receberam formação específica para esta atuação", garante.

Refira-se que "a iniciativa é fruto de colaborações estreitas com instituições como a Escola Superior de Enfermagem São José Cluny, a Universidade da Madeira e a Polícia de Segurança Pública (PSP)", sendo que "esta acção está inserida no âmbito da Campanha '+ Verão ... Sem Drogas', promovida pela Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, através da Direção Regional da Saúde (DRS)", que teve início a 21 de Junho e se prolonga até 23 de Setembro.