Madeira

316 mil euros para a Associação Humanitária de Bombeiros de Câmara De Lobos

None

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos assinou, com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos (AHBVCL), o contrato-programa dos apoios a atribuir à instituição de forma a garantir "a operacionalidade, capacidade de intervenção e grau de prontidão do dispositivo de socorro no concelho".

Segundo o presidente em exercício, Leonel Silva, o apoio atribuído decorre das disposições legais, no âmbito das competências municipais nos domínios da Segurança, Saúde Pública e Protecção Civil, e dá continuidade ao empenho da autarquia na promoção de políticas de bem-estar, comodidade e proteção da Comunidade.

Este apoio vem garantir a operacionalidade, capacidade de intervenção e grau de prontidão do dispositivo de socorro da Corporação da AHBVCL, dotando esta entidade com capacidade de resposta às solicitações de socorro e emergência, por parte da população, bem como o cumprimento da sua missão de proteção de pessoas e bens. De forma a garantir o normal funcionamento da atividade da AHBVCL, a Câmara Municipal, já irá transferir até ao fim do ano um total de 316 mil euros, tendo a corporação recebido, como adiantamento, até à data da assinatura do presente contrato 147 mil euros. O valor, agora protocolado, representa um acréscimo de 20 mil euros face ao ano transato.  Autarquia de Câmara de Lobos

A edilidade lembra que, desde 2013, o município tem vindo a aumentar todos os anos a verba transferida, bem como adquirido, fora do âmbito do protocolo, equipamentos que vieram garantir a melhoria da resposta e da segurança na intervenção do dispositivo.  Desde o início do exercício do atual executivo, foram atribuídos à AHBVCL cerca de 2 milhões e 420 mil euros para garantir a capacidade operacional da corporação.

Leonel Silva referiu que a AHBVCL tem "um papel determinante, não só na protecção e socorro às populações, mas também como parceiro central na assistência a iniciativas promovidas pela autarquia e pelas juntas de freguesia do concelho, tornando-se essencial garantir a operacionalidade dos seus meios e serviços. É disso exemplo o papel fundamental da corporação nos grandes eventos do concelho, como por exemplo as Festas de São Pedro, onde o dispositivo da AHBVCL é peça fundamental do Plano de Segurança promovido pelo Serviço Municipal de Protecção Civil".