Casos do dia

Sismo de 3.1 registado a sul da Madeira às 6h23

None

Um sismo de magnitude 3.1 na escala de Richter foi registado na Madeira ao final desta madrugada, mais precisamente pelas 6h23 na rede sismológica do IPMA.

O aviso foi emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera para um 'abalo' que ocorreu neste dia 5 de Julho de 2023 pelas 06h23 (hora local) "foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3.1 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 25 km a Sudoeste da Deserta Grande".

Informa ainda o IPMA que "até à  elaboração deste comunicado não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido", garantindo, como habitualmente, que "se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados".

O IPMA recorda que "a localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação. Em todos os casos acompanhe sempre as indicações dos serviços de proteção civil. Toda e qualquer utilização do conteúdo deste comunicado deverá sempre fazer referência à fonte".

Assim, segundo o Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo (EMSC), o sismo terá sido registado com magnitude 4.0 na escala de Richter, sendo que este mesmo organismo registou outros dois sismos pouco depois na região das ilhas Canárias, mais precisamente às 5h27 e às 5h42, com magnitudes de 1.9 e 2.0, respectivamente.

Esta é uma associação internacional, criada em 1975, com sede em Estrasburgo (França), "não governamental e sem fins lucrativos dedicada à recolha e divulgação rápida de informações sobre sismos e à promoção da investigação sismológica".

Mais Casos

A carregar...

Não existe mais conteúdo

Carregar mais notícias

Erro ao carregar mais conteúdo