Depressão Óscar Madeira

Secretaria da Educação não deu qualquer indicação às escolas para encerrarem mais cedo

Para as 20 horas está agendada um novo briefing para actualização da situação, altura em que será decidido se as escolas encerram amanhã

None
Foto Arquivo/DR

Na tarde desta segunda-feira têm sido vários os estabelecimentos de ensino do Funchal, tanto públicos, como privados, que têm apelado aos encarregados de educação dos seus alunos a irem buscá-los mais cedo do que o habitual, de modo a que o regresso a casa seja feito antes das 18 horas.

Ainda que esta decisão tenha sido tomada com vista a facilitar a gestão escolar e o regresso em segurança dos seus alunos, o certo é que tem causado algum alvoroço entre alguns pais, que estando a trabalhar, estão impedidos de satisfazer esse apelo.

O DIÁRIO procurou saber junto da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia se teria partido da tutela uma possível recomendação neste sentido, ao que o Gabinete de Jorge Carvalho fez saber que não. Além disso, aquele organismo deu conta de que, esta manhã, após a análise dos dados mais recentes, foi colocado de parte o encerramento das escolas esta segunda-feira devido ao mau-tempo.

A tutela esclarece, inclusive, não ter conhecimento destas situações. E adianta que “houve uma recomendação, isso sim, feita esta manhã após o briefing operacional com as diversas entidades com competências e atribuições na área do socorro e emergência, para que os encarregados de educação cumprissem o horário de recolha dos seus educandos, no sentido de evitar constrangimentos à hora prevista de passagem da Depressão Óscar pela Região Autónoma da Madeira (18 horas)”.

No final da manhã de hoje, após o encontro que teve como tema principal a depressão Óscar, o governante com a parta da Protecção Civil pediu, inclusive, “tranquilidade” à população, deixando a nota de que todos os meios necessários estavam em prontidão para a necessidade de serem empenhados.