Madeira

Cerca de 700 crianças festejam Dia Mundial da Criança no Estádio da Madeira

None

Nem as ameaças de chuva afectaram as comemorações do Dia Mundial da Criança assinalado, esta manhã, no Estádio da Madeira com a presença de cerca de 700 crianças oriundas de cinco escolas do 1.º e 2.º ciclo da freguesia de Santa Maria Maior.

Foram várias as actividades que fizeram as delícias dos mais novos, entre as quais insufláveis, jogos tradicionais, aulas de dança e pinturas faciais, neste evento dinamizado pela Casa do Povo de Santa Maria Maior onde não faltaram momentos de boa disposição.

Presente nas comemorações, a secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, fez questão de referir que “as crianças são futuro", defendendo "as melhores oportunidades, para que cresçam a conhecer os seus direitos e deveres e para que sejam felizes, sempre". A governante deixou votos de "um dia cheio de alegria" e apelou: "Nunca deixem de sonhar”.

Em declarações à margem do evento, a secretária regional relembrou o Guia Regional para Cidadania Infantil, inserido no IV Plano Regional Para a Cidadania Activa: “este guia é dinamizado pela Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, constituindo-se como uma importante ferramenta pedagógica, na educação das crianças para a Cidadania e visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros”.

Sob o mote 'De pequenin@ é que se faz o caminho', o guia para a cidadania infantil já percorreu os 11 concelhos da Região, através de acções de sensibilização nas escolas do 1.º ciclo da Região. Até à presente data, são mais de 500 crianças que já tiveram acesso ao documento digital que se encontra, também, no portal eletrônico da Direcção Regional da Cidadania e dos Assuntos Sociais.