Fact Check Madeira

Os estrangeiros são responsáveis pela compra de quase 50% das casas vendidas na Madeira?

None

Os preços das habitações, independentemente da tipologia, têm vindo a registar crescimentos significativos, em todo o País, mas também na Madeira. Muitas pessoas atribuem esse movimento à aquisição das habitações por estrangeiros. Ainda recentemente, a REMAX dava conta de vender cerca de 40% dos imóveis na Madeira, a estrangeiros. Mas a realidade geral será mesmo essa?

As imobiliárias e sítios da Internet, que se dedicam ao sector imobiliário, quando divulgam dados, revelam os números e os factos que lhes dizem respeito. Mas a realidade global, do ponto de vista estatístico, deve de ser lida a partir dos dados das entidades responsáveis pelas estatísticas oficiais. No caso em apreço, primeiro, os do INE (Instituto Nacional de Estatística) e, concomitantemente, os da DREM (Direcção Regional de Estatística da Madeira).

Vejamos, então, os números oficiais divulgados pelo INE, em 22 de Março de 2023, sobre a venda de habitações no ano passado, 2022.

No ano passado foram vendidos 4.142 alojamentos na Região Autónoma da Madeira, pelo valor global de 841,5 milhões de euros. Dá uma média por alojamento de 203 mil euros.

Dos 4.142 de todos os compradores, 216 foram adquiridos por cidadãos da União Europeia e 150 por cidadãos de fora de países comunitários.

As 216 habitações compradas por cidadãos da União Europeia tiveram o valor de 70,6 milhões de euros, a uma média de 326 mil euros. Já os 150 alojamentos adquiridos por cidadãos extra comunitários tiveram como preço global 53,6 milhões de euros, por uma média de 357 mil euros.

Isto significa que os alojamentos comprados por estrangeiros na Madeira em 2022 representaram 5,5% do número transacionado e 14,8% do valor global.

Assim, é falso que o número de casas vendidas a estrangeiros na Madeira se aproxime de metade do total vendido. Mesmo considerando que, na maior parte das vezes adquirem imóveis de valor mais elevado do que os cidadãos nacionais, continua a não ser verdade que o valor transacionado se aproxime sequer de 50%.

Os dados estatísticos, divulgados pelo INE e respectiva leitura, no Destaque publicado, em Março deste ano, permite verificar que o dinamismo do sector imobiliário na Madeira é muito superior ao dos Açores. “As transações realizadas na Região Autónoma da Madeira ascenderam a 841 milhões de euros, sensivelmente o dobro do apurado na Região Autónoma dos Açores (419 milhões de euros).”

“Em 2022, a Região Autónoma da Madeira e a Região Autónoma dos Açores foram aquelas que registaram os maiores aumentos do número e do valor das transações de alojamentos, face a 2021, 16,0% e 8,2%, respetivamente, no número e 37,6% e 26,4%, pela mesma ordem, em valor”. Foram crescimento acima dos da média nacional.

Quase 50% das casas vendidas na Madeira têm compradores não portugueses.