Madeira

“Será no mar que vão acontecer as grandes transformações da humanidade”

Conheça as principais iniciativas agendadas para esta quinta-feira, 1 de Junho, onde se inclui a conferência 'Portugal e o Mar – A Engenharia Azul’, da Ordem dos Engenheiros

A economia azul já representa mais de 10% da economia da Madeira. 
A economia azul já representa mais de 10% da economia da Madeira. , Foto DR

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Criança, o Dia Nacional do Sobreiro, o Dia Mundial do Leite e o Dia Internacional da Corrida. Este é o centésimo quinquagésimo segundo dia do ano. Faltam 213 dias para o termo de 2023.

A Ordem dos Engenheiros reúne, estes dois dias, na Madeira, mais de 40 especialistas nos assuntos do mar e da engenharia, no âmbito da conferência ‘Portugal e o Mar – A Engenharia Azul’, que tem lugar no Centro de Congressos da Madeira. 

Ao DIÁRIO, Miguel Branco nota que neste "amplo debate nacional sobre o mar" vão ser abordados variados assuntos relacionados com a temática da economia azul, explorando "as potencialidades que o mar nos oferece”. 

Para o presidente do conselho directivo da Região Madeira da Ordem dos Engenheiros esta será uma oportunidade para a Madeira voltar a mostrar as suas potencialidades neste campo, ao mesmo tempo que vê neste encontro uma excelente ocasião para as empresas regionais e todos os madeirenses poderem contactar com o conhecimento de ponta e de última geração que se tem desenvolvido neste âmbito. 

documents/oradores.mp3

"À semelhança daquilo que foram as descobertas do século XV, e imbuídos desse espírito épico dos navegadores, em pelo século XXI vamos novamente olhar para o mar e perceber as potencialidades que o mar nos oferece", realça, evidenciado que hoje e amanhã, no conjunto dos cinco painéis - ‘O mar que nos une’; ‘O mar das descobertas’; ‘Um mar de recursos’; ‘A conservação e o mar’ e ‘Além-mar’ - serão abordados aspectos estruturantes nestes domínios. 

Conhecemos mais o Espaço do que o oceano que nos banha os pés. E portanto, há ali um manancial de conhecimento, de ciência e de recursos que vamos debater nos próximos dois dias, nesta conferência ‘Portugal e o Mar – A Engenharia Azul’. Será no mar que vão acontecer as grandes transformações da humanidade.  Miguel Branco, presidente do conselho directivo da Região Madeira da Ordem dos Engenheiros

Miguel Branco destaca que, em cima da mesa, estão assuntos como a plataforma continental, o hub das empresas relacionadas com o mar, a produção de energia off-shore, as novas fileiras da alimentação, com destaque para a aquacultura, bem como as alterações climáticas e os desafios da conservação. "É no mar que se faz o maior resgate de CO2 do planeta, superior, inclusive, à produção da floresta amazónica, e portanto nada mais justo e oportuno do que falar amanhã [hoje] e depois sobre tudo isto que nos rodeia", evidencia. 

documents/Portugal_e_o_Mar.mp3

Para Miguel Branco, "a engenharia é o motor da economia, e neste caso, da economia azul", que agrega todas as valências da engenharia feitas no mar e com ele relacionada, nuances que também vão ser afloradas nestes dois dias, na Região. 

Tudo isto servirá de pretexto para falar das novas profissões associadas ao mar e dos 'requisitos' que são exigidos a um engenheiro que pretenda trabalhar nestes ambientes. 

No mar nós saímos da nossa zona de conforto, porque o ser humano é um ser terrestre, e portanto, tudo aquilo que acontece em terra torna-se mais fácil, mas faz-se engenharia igual no mar. 
Miguel Branco, presidente do conselho directivo da Região Madeira da Ordem dos Engenheiros

Na sessão de abertura, que está agendada para as 9h30 desta quinta-feira, irão participar Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, José Maria Costa, secretário de Estado do Mar, e Virginijus Sinkevicius, Comissário Europeu para o Ambiente, Oceanos e Pescas, além de Miguel Albuquerque e José Manuel Rodrigues.

Mas há mais iniciativas a acontecer esta quinta-feira, na Região. Saiba, aqui, quais as que se destacam: 

Política e sociedade

Por ser quinta-feira, acontecem, como habitualmente, as reuniões dos executivos camarários em alguns municípios, como é o caso do Funchal, com encontro marcado para as 9h30, ou de Santa Cruz, cuja reunião começa às 9 horas. Agendada está, também, a reunião de Conselho de Governo.

Às 09h30 tem início da terceira conferência do Roadshow do Fomento, que inclui, entre outras acções as ‘Conversas de Boa Gestão Empresarial’, com João Abel de Freitas, da FN Hotelaria, e  Pedro Camacho, da Nearsoft. Esta iniciativa contará com a presença do secretário regional de Economia, Rui Barreto.

Conferência Roadshow Fomento no Funchal adiada para 1 de Junho

O Banco Português de Fomento informa que, por razões alheias à sua vontade, a Conferência do Funchal, no âmbito do Roadshow Fomento, agendada para amanhã (10 de Maio) será adiada para  1 de Junho, a partir das 09h30, no Barceló Funchal Oldtown.

À mesma hora, o secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, assinala o Dia Mundial da Criança com uma visita ao Centro de Desenvolvimento da Criança, no Centro de Saúde de Santo António. 

Para as 11 horas está agendada a apresentação das ‘Noites de Baco’, uma iniciativa da Madeira Wine Company, que decorrerá nas Blandy’s Wine Lodge.

Às 11h30, Pedro Ramos preside à cerimónia comemorativa do 20.º aniversário do Serviço de Saúde da Região (SESARAM, EPERAM), no Salão Nobre do Governo Regional.

Para as 13 horas está agendado o hastear da Bandeira Azul nas Piscinas Naturais do Porto Moniz, iniciativa que além das entidades locais, contará com a presença de Susana Prada, governante que tem a tutela, na Região, deste programa. 

Às 14h45, o grupo parlamentar do PSD Madeira realiza uma visita ao Call Center da empresa ACIN, na Casa do Povo do Faial.

'Vasnuca e a magia dos alimentos', um espectáculo comemorativo do Dia da Criança está aprazado para as 15 horas, no auditório do Jardim Municipal do Funchal, onde estará presenta a vereadora Helena Leal. 

Arranca hoje mais uma edição do Arraial das Casas do Povo, no Cais 8 e na Praça do Povo, estando prevista a intervenção do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, pelas 17h30.

Arraial das Casas do Povo nos primeiros dias de Junho

Evento que conta com o apoio do Governo Regional acontece no Cais 8, junto à Praça do Povo, nos dias 1 , 2 e 3 de Junho

Cultura e entretenimento

Tem início hoje, às 9h30, no Campus Universitário da Penteada, o 10º Encontro anual do Centro de Química da Madeira, que se prolonga para o dia de amanhã.

Este evento, que está a celebrar a sua décima edição, tem como objectivo apresentar e discutir publicamente os resultados da investigação realizada durante os anos de 2022 e 2023, nas áreas estratégicas em desenvolvimento no CQM: Saúde e bem-estar, Segurança e qualidade agroalimentar, e Recursos e tecnologias do Mar.

10.º Encontro anual do Centro de Química da Madeira realiza-se a 1 e 2 de Junho

A décima edição do Encontro anual do Centro de Química da Madeira realiza-se nos dias 1 e 2 de Junho, na Sala do Senado, localizada no Campus Universitário da Penteada. O evento tem por objectivo apresentar e discutir  publicamente os resultados da investigação realizada durante os anos de 2022 e 2023, nas áreas estratégicas em desenvolvimento no CQM: Saúde e bem-estar, Segurança e qualidade agroalimentar, e Recursos e tecnologias do Mar.

Para as 19 horas está agendada mais uma iniciativa na Galeria Anjos Teixeira, associada às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, desta feita com a conferência ‘O Livro Político. Livros e Editoras que fizeram história nas nossas vidas’, onde diferentes personalidades irão deixar o seu testemunho sobre a importância dos livros enquanto fonte de conhecimento e de iniciação política de combate à repressão da ditadura.

Galeria Anjos Teixeira promove amanhã iniciativa inserida nas 'Conversas de Abril'

A Galeria Anjos Teixeira promove amanhã, 1 de Junho, pelas 19h00, uma iniciativa pública sobre o 'Livro Político', intitulada 'O Livro Político. Livros e Editoras que fizeram história nas nossas vidas', na qual participarão Francisco Faria Paulino, Dírio Ramos e Artur Andrade.

Termina hoje a edição deste ano da Festa do Desporto Escolar. Para as 16h30 estão previstas apresentações gímnicas e actividades rítmicas expressivas, com a cerimónia de encerramento a estar prevista para as 17h30, no auditório do Jardim Municipal do Funchal.

Fique a saber, também, que efemérides têm marcado o 1.º de Junho ao longo dos tempos. 

1926 - Nasce Marilyn Monroe, em Los Angeles, com o nome Norma Jeane Mortensen.

1928 - Entram em vigor em Portugal novas regras de trânsito, com a obrigatoriedade de circular à direita. Até aqui a circulação fazia-se pela esquerda como na Grã-Bretanha.

1944 - O ditador Oliveira Salazar suspende as exportações de volfrâmio para a Alemanha nazi, que mantinha desde os anos de 1930.

1958 - Charles De Gaulle aceita regressar à chefia do Governo francês, com a atribuição de poderes excecionais durante seis meses, para responder aos conflitos na Argélia e na Indochina. De Gaulle abre caminho à IV República Francesa com a proposta de referendo de uma nova Constituição.

1961 - Eusébio estreia-se oficialmente pelo Benfica com um golo e um penálti falhado em Setúbal para a Taça de Portugal.

1980 - Lançamento do canal de televisão norte-americana por cabo CNN.

1987 - O Instituto Português de Oncologia realiza o primeiro transplante terapêutico da medula em Portugal.

1989 - É aprovada a segunda revisão da Constituição da República Portuguesa.

1990 - O Presidente dos EUA George Bush e o líder soviético Mikhail Gorbatchev assinam os acordos para o controlo de armamento e a eliminação das armas químicas.

1998 - É fundado o Banco Central Europeu com a adesão dos onze estados membros que tinham cumprido as condições necessárias para adotarem a moeda única em 1 de Janeiro de 1999: Portugal, Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Áustria e Finlândia. 

1999 - Nelson Mandela termina o mandato na Presidência da África do Sul, sucedendo-lhe Thabo Mbeki.

2007 - Entra em vigor a Lei da Segurança Social com novas regras para o cálculo das pensões.

2008 - Os bilhetes de avião em papel deixam de existir. A partir desta data as companhias membro da Associação Internacional de Transporte Aéreo, como a portuguesa TAP, passam apenas a utilizar bilhetes electrónicos.

2009 - A General Motors, o maior fabricante automóvel dos Estados Unidos, símbolo histórico da iniciativa privada norte-americana, declara falência.

2016 - A instância Central da Comarca da Madeira condena o deputado regional do CDS-PP Lino Abreu, enquanto gestor empresarial, a 2 anos e 6 meses de prisão efectiva, pela prática do crime de corrupção passiva para acto ilícito. 

2017 - O Presidente, Donald Trump anuncia a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris relativo às alterações climáticas.

2020 - Covid-19: O Governo português põe fim ao dever cívico de recolhimento.

2022 - Os EUA anuncia o envio para a Europa o sistema de mísseis HIMARS "High Mobility Artillery Rocket Systems" pedido pela Ucrânia - O Kremlin diz que Washington está a "deitar achas para a fogueira", e que o gesto norte-americano "não ajuda a relançar as negociações de paz" com Kiev.

Pensamento do Dia

No amor que nos dão é que nós graduamos o que valemos em nossa consciência. Camilo Castelo Branco (1825-1890), escritor português