5 Sentidos

Mais dois livros apresentados na Semana da Cultura da Ribeira Brava

None
Foto DR

Ontem foram apresentados mais dois livros, no âmbito da Semana da Cultura da Ribeira Brava. As novas obras são da autoria de Valentina Ferreira e do Centro de Alzheimer e vêm juntar-se aos demaislivros já apresentados neste certame que decorre até ao próximo domingo, incluído que está nas comemorações do aniversário do município.

Coube a Yaneth Torres apresentar o livro de Valentinha Ferreira, ‘Vertingens’. O romance passa-se no Caniço, no pós 25 de Abril e debruça-se sobre a amizade de duas mulheres enclausuradas que forjam o seu próprio caminho. Ana Clara e Anita, unidas pela solidão, encontram uma forma de voar.

“A mensagem é de união entre as mulheres, pois se nos unirmos conseguimos avançar com o mundo, e alcançar objectivos muito bonitos” referiu a escritora, que na ocasião explicou que este seu trabalho aborda vários tópicos, nomeadamente o machismo, a violência doméstica ou, até mesmo, o banalismo rural da época. Nas suas palavras, “se na altura o Funchal já era atrasado em relação ao Continente, imaginemos os sítios mais afastados da cidade”.

Este é o quinto livro da autora, que se iniciou nestas lides literárias em 2011.

Já o caderno ‘Estimulação no Alzheimer’, lançado pelo Centro de Alzheimer O Dragoeiro, unidade que integra o Centro Social e Paroquial de São Bento, na Ribeira Brava, é uma obra que resulta do trabalho de várias pessoas.

Madalena Abreu, Diana Faria, Sara Teixeira e José Brazão, todos ligados à referida Unidade de Alzheimer, resolveram compilar informações técnicas sobre a doença do Alzheimer, apresentando fichas de exercícios que permitem o desenvolvimento e a manutenção das capacidades cognitivas.

Segundo uma das autoras, Madalena Abreu, a ideia é “enquadrar a demência de forma a que melhor se compreenda o comportamento e a cognição das pessoas que sofrem desta doença, para além de ser uma forma de o trabalho ser continuado fora da Unidade”.

O livro contou com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Brava e encontra-se disponível para compra no estabelecimento da Unidade de Alzheimer.

Ao longo do dia de hoje continuam as iniciativas no âmbito destra segunda edição da Semana da Cultura da Ribeira Brava.