Madeira

Ribeira Brava reviveu a cabotagem de 1909

None

Parte da história da Ribeira Brava foi hoje reavivada na frente-mar da vila através da recriação da cabotagem e das transacções comerciais vividas no século XX. A ideia foi recordar o ano de 1909, retratando o papel desta localidade no transporte de pessoas e mercadorias feito ao longo da costa.

O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Nascimento, considerou a iniciativa “um reviver das nossas tradições”, relembrando a importância de “olhar para o passado de forma a compreender o presente e tentar melhorar o futuro”.

O autarca contemplou o papel fulcral que a vila da Ribeira Brava teve nas transacções comerciais, que funcionava como elo de ligação da zona oeste da Ilha ao Funchal. Recordou a vida dura de outros tempos e o trabalho árduo dos ribeira-bravenses que tinham na agricultura e na venda dos produtos da terra o seu ganha-pão.

Nascimento louvou o entusiasmo das entidades parceiras e figurantes envolvidos “que participaram de forma afincada” e muito contribuíram para o sucesso da iniciativa que já se tornou num cartaz apelativo e com continuidade garantida. A ideia é ir melhorando a cada ano e introduzir sempre alguma novidade ao evento.

Por sua vez, o Secretário Regional do Mar e Pescas, Teófilo Cunha, parceiro desta iniciativa, felicitou a autarquia pelo evento cultural e pela recriação da cabotagem que serve para “não esquecermos aquilo que os nossos antepassados fizeram há muitos anos”.

Teófilo Cunha reforçou a importância de preservar as questões culturais que marcam e identificam um povo e salientou que as ligações rápidas e acessíveis que hoje temos, se devem aos que no passado trabalharam arduamente.

A Cabotagem juntou a Câmara Municipal da Ribeira Brava e a Secretaria Regional do Mar e Pescas, com o apoio da Universidade Sénior da Ribeira Brava, da Casa do Povo da Serra de Água, da Escola Secundária Padre Manuel Álvares, da Escola Básica do Campanário (professora Leonete dos Reis), do Teatro Bolo do Caco e do Museu Etnográfico da Madeira.