Madeira

Semana da Cultura anima Ribeira Brava durante 11 dias consecutivos

O evento começa hoje e decorre até ao dia 7 de Maio, na frente-mar da vila

None

A segunda edição da Semana da Cultura da Ribeira Brava começa hoje, levando até à frente-mar da vila livros, escritores, exposições, arte, teatro, cinema e música, num cartaz diversificado, que promete animar miúdos e graúdos durante 11 dias consecutivos.

Tal como o DIÁRIO já havia noticiado, a grande atracção deste ano é Raul Minh'alma, escritor nacional que, no dia 29 de Abril, sábado, pelas 18 horas, estará presente na Feira do Livro para falar sobre o seu percurso literário, passando em revista as suas obras publicadas. Para o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Ricardo Nascimento, a vinda do conhecido autor de livros de sucesso acaba por dar ainda mais prestígio ao evento. 

"Trazer alguém já com várias obras lançadas dá um impacto diferente à Feira do Livro", disse. 

Além dos grandes escritores, o autarca fez questão de mencionar aqueles que não são tão conhecidos, mas que também têm o seu valor. 

Vamos dar palco a grandes e a pequenos escritores. Quanto aos pequenos escritores, a Câmara irá lançar um livro [‘Concurso Literário – Terra de Sonho e Tradição’], com os trabalhos premiados nos últimos anos no concurso literário 'Terra de Sonho e Tradição'. Qualquer escritor gosta de ver as suas obras publicadas, sendo no fundo um prémio que estamos a dar às nossas crianças".  Ricardo Nascimento 

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava acredita que esta é igualmente uma forma de promover a leitura e a escrita. 

É cada vez mais importante saber ler e escrever".  Ricardo Nascimento 

O autarca disse também que "a comédia e as tertúlias sobre a Ribeira Brava" irão enriquecer o evento, além da história do Visconde e sua importância para o concelho.

Nunca é demais relembrar alguém que teve um papel muito importante, como o Visconde"  Ricardo Nascimento 

O principal objectivo desta iniciativa cultural é transmitir aos mais novos aquilo que a Ribeira Brava era outrora, como forma de compreender o presente e perspectivar o futuro. 

"O nosso passado serve para compreendermos o presente e também para planificarmos o futuro", disse, acrescentando que serão reavivadas as tradições, nomeadamente a altura em que "o cais Oeste fornecia os bens ao Funchal" e as "trocas comerciais". 

Ricardo Nascimento espera que os ribeira-bravenses adiram à Semana da Cultura e revelou que as expectativas são "altas" para a edição deste ano. 

"No ano passado tivemos bons resultados, a avalição foi bastante positiva e queremos voltar a ter uma nota alta".  Ricardo Nascimento 

Consulte o programa da Semana da Cultura, que decorre até ao dia 7 de Maio: 

Saiba que outros assuntos marcam a agenda desta quinta-feira, 27 de Abril: 

Às 9 horas, realiza-se a sessão plenária, na Assembleia Legislativa da Madeira. 

Também às 9 horas, acontece a reunião semanal do executivo da Câmara Municipal do Funchal. 

A secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, desloca-se à ilha do Porto Santo. Às 10 horas, visita à obra de remodelação da EE da Lapeira e às 14h30 estará presente no Congresso Insular de Enfermagem, no Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo. 

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, dá as boas-vindas aos participantes na Reunião do Conselho de Primavera da Euract – Academia Europeia de Professores em Clínica Geral e Medicina Familiar, pelas 10 horas

Os secretários regionais de Educação, Ciência e Tecnologia, e de Turismo e Cultura, Jorge Carvalho e Eduardo Jesus, respectivamente, estarão presentes, pelas 10 horas, na entrega de prémios do concurso 'Todas as flores que eu sonhei', dinamizado no âmbito da Festa da Flor, que terá lugar no Centro Comercial La Vie.

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita, às 12 horas, a unidade de alojamento local La Villa at The Cliff Bay, na Estrada Monumental, (junto ao hotel Cliff Bay). 

Às 15h30, há reunião da Câmara Municipal da Ponta do Sol, no Salão Nobre da Ponta do Sol.  

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita, às 19 horas, o pavilhão da Festa da Flor, que assinala a 68.ª Exposição da Flor e que se insere no programa Festa da Flor 2023, na Praça do Povo. 

Principais acontecimentos registados no dia 27 de Abril, Dia do Design Gráfico, Dia Europeu da Segurança Rodoviária, Dia Internacional da Conservação dos Anfíbios e Dia das Jovens Mulheres nas Tecnologias de Informação e Comunicação: 

1521 - Fernão de Magalhães, o navegador português que que se notabilizou por ter organizado a primeira viagem de circum-navegação ao globo de 1519 até 1522, morre em combate nas Ilhas de S. Lázaro, Filipinas.

1911 - Câmara Municipal de Lisboa aprova, para feriado municipal, o dia 10 de junho.

1912 - Nasce o Olhanense.

1913 - Primeiro golpe organizado por republicanos contra um governo republicano. A Revolta de 27 de abril de 1913 foi uma tentativa de golpe de Estado visando a destituição pela força do V Governo Republicano, presidido por Afonso Costa. Foi o primeiro golpe organizado por republicanos portugueses contra um governo da Primeira República Portuguesa.

1928 - Oliveira Salazar assume a pasta das Finanças no IV Governo da Ditadura.

1937 -- Morre, aos 46 anos, António Gramsci, dirigente e cofundador, do Partido Comunista Italiano.

1938 - Morre, com 79 anos, o filósofo alemão Edmund Husserl, fundador da Escola de Fenomenologia da Universidade de Gotinga.

1942 - Passa a ser punido como crime o exercício ilegal da Medicina, que fica dependente da inscrição na Ordem dos Médicos.

1946 - É criado o MUD Juvenil.

1960 - Independência do Togo e da Serra Leoa.

1963 - É criada a ADSE, serviço da proteção dos funcionários públicos portugueses, nos domínios da promoção da saúde, prevenção da doença, tratamento e reabilitação.

1968 - Os hospitais, a sua organização e as carreiras da saúde (médicos, enfermeiros, administração e farmácia) são objeto de uniformização e de regulação através do Decreto-Lei n.º 48357 e do Decreto-Lei n.º 48358, que criam, respetivamente, o Estatuto Hospitalar e o Regulamento Geral dos Hospitais.

1978 - Golpe militar pró-soviético no Afeganistão.

1987 - Os EUA proíbem o Presidente austríaco Kurt Waldheim, ex-secretário-geral da ONU, de entrar no país, pelas funções no exército nazi durante a II Guerra Mundial.

1989 - Estudantes chineses começam a reunir-se na Praça Tiananmen, no centro de Pequim, numa manifestação do movimento Pró-democracia.

1990 - Realiza-se, com êxito, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, o primeiro autotransplante de medula óssea em Portugal.

1992 - A Rússia entra no FMI (Fundo Monetário Internacional) e no Banco mundial.

- Proclamação da República da Jugoslávia, pelas forças sérvias, com apoio do Montenegro.

- Morre, com 83 anos, o compositor francês Olivier Messiaen, nome essencial da música no século XX.

- Betty Boothroyd, 63 anos, é a primeira mulher eleita presidente da Câmara dos Comuns do Reino Unido.

1995 - O Governo português aprova a primeira fase da reprivatização da Portugal Telecom. O mecanismo consagra a integração da Marconi no grupo PT.

2000 -É apresentado o projeto do aeroporto da Ota.

2003 - Os ministros do Ambiente do G8 chegam a acordo, em Paris, sobre a segurança ambiental nos transportes marítimos e a eliminação dos petroleiros de casco simples.

2004 - O Sistema Integrado de Listas de Espera substitui o Programa Integrado de Listas de Espera.

- O presidente do Governo espanhol, José Luís Zapatero, garante a saída das forças de Espanha no Iraque até 27 de maio.

2005 - Apresentação das mudanças no ensino a partir do ano letivo 2005-2006: alargamento dos horários do 1º Ciclo, promoção da Matemática, introdução do inglês nos primeiros anos de escolaridade.

- Vladimir Putin é o primeiro Presidente russo a visitar Israel.

- Primeiro voo experimental do Airbus A380 em Toulouse, França

2006 - Criação do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

- Morre, com 81 anos, a atriz Glicínia Quartin.

- Morre José Joaquim de Almeida Borges, ex-presidente do Supremo Tribunal de Justiça, o primeiro eleito depois do 25 de Abril.

2007 - A assembleia-geral de acionistas da Portugal Telecom aprova a separação (spin-off) da PT Multimédia do grupo de telecomunicações.

- Morre, com 80 anos, Mstislav Rostropovitch, violoncelista e maestro russo.

2008 - O internacional português Cristiano Ronaldo, do Manchester United, entra para a história do futebol inglês ao tornar-se o segundo futebolista a vencer duas vezes consecutivas o prémio de melhor jogador da Premiership.

2009 - Gripe A (H1N1). A OMS (Organização Mundial de Saúde) declara o nível 4 de alerta que marca o início da pandemia.

É registado o primeiro infetado com o vírus na Europa: um espanhol de 23 anos que regressa do México.

- Morre, com 70 anos, Ekaterina Maximova, bailarina russa. O dueto Vassiliev e Maxímova foi considerado pela crítica da especialidade "o par de ouro do bailado do séc. XX", "o dueto mais perfeito que o séc. XX viu nascer".

2010 - Morre, aos 68 anos, o jornalista e antigo diretor da Volta a Portugal em bicicleta Serafim Ferreira.

2012 - O areal de Santo Amaro, em Oeiras, é classificado como praia.

2014 - Morre, com 72 anos, Vasco Graça Moura, escritor e tradutor.

2016 - Morre Umberto Magnani, brasileiro com longa carreira na televisão, cinema e teatro, que participou em novelas como "Gabriela", "Páginas da vida" e "Alma Gémea" e em preparação para as gravações da novela "Velho Chico" da Globo. Tinha 75 anos.

2018 - Os líderes das duas Coreias, Kim Jong-un e Moon Jae-in, concordam em tomar medidas para a "completa desnuclearização" da península coreana, durante a cimeira histórica na fronteira entre os dois países.

2020 - Covid-19: O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, concede 14 indultos a reclusos com mais de 65 anos e com problemas de saúde, no âmbito do regime excecional de flexibilização da execução das penas devido à covid-19

- O Presidente da República timorense, Francisco Guterres, assina o decreto de extensão do estado de emergência em Timor-Leste por mais 30 dias.

Morre, aos 75 anos, Asuil Dinis, primeiro presidente da Câmara de Santo Tirso após o 25 de Abril.

- Morre, aos 81 anos, Robert Herbin, futebolista francês e treinador emblemático do Saint-Étienne.

2022 - O Tribunal Constitucional (TC) declara inconstitucionais as normas da chamada "lei dos metadados" que determinam a conservação dos dados de tráfego e localização das comunicações pelo período de um ano, para eventual utilização na investigação criminal.

Este é o centésimo décimo sétimo dia do ano. Faltam 248 dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia: "Quando erro -- e tenho errado muito -- pergunto sempre: Poderia eu ter errado melhor?" José Rodrigues Miguéis (1901-80), escritor português.