5 Sentidos

Galeria Anjos Teixeira promove iniciativas sobre o 'Livro Político'

None

A Galeria Anjos Teixeira, situada na Rua João de Deus, n.º 12, no Funchal, promove na quinta-feira, 1 de Junho, pelas 19 horas, uma iniciativa pública sobre o 'Livro Político', intitulada 'O Livro Político. Livros e Editoras que fizeram história nas nossas vidas', na qual participarão Francisco Faria Paulino, Dírio Ramos e Artur Andrade.

Este evento cultural faz parte do ciclo das 'Conversas de Abril', iniciativa que tem por finalidade desenvolver uma programação comemorativa dos 50 anos da Revolução portuguesa do 25 de Abril de 1974.

Nesta que é a segunda sessão 'deste ciclo, a abordagem sobre o 'Livro Político' pretende, através de relatos testemunhais, analisar a relação do livro com as militâncias sociais e políticas, compreender a interação do livro com  as redes de confiança pessoal e de ligação a percursos ideológicos, interpretar a relevância do livro clandestino, da leitura partilhada e coletiva, do papel do livro na conscientização social, do lugar central do livro e das editoras na politização das pessoas antes da Revolução de 1974.

Nesta sessão reúnem-se em diálogo Francisco Faria Paulino, Dírio Ramos e Artur Andrade, pessoas com percursos distintos, antes da Revolução de Abril, cujas formações políticas terão acontecido através de vivências, redes de formação política, leituras e itinerários ideológicos não coincidentes. E será essa diversidade e pluralidade dos percursos políticos a serem considerados nesta iniciativa da Galeria Anjos Teixeira, de percursos muito influenciados por livros e leituras que fizeram história nas vidas de tantas pessoas.

Durante o dia 1 de Junho, na Galeria Anjos Teixeira, terá lugar o 'Mercadinho do Livro Político'. Esta é uma proposta de contacto e possibilidade de aquisição de livros que, antes da Revolução de Abril de 1974, influenciaram diversas gerações e processos de aprendizagem política e que terão determinado linhas de compromisso e formas de militância activa na transformação da sociedade portuguesa.