Madeira

JSD diz que “Reserva do Garajau é exemplo na preservação da biodiversidade”

None

A estrutura da freguesia de Santa Maria Maior da Juventude Social Democrata (JSD) realizou uma visita de barco à Reserva Natural Parcial do Garajau, com o acompanhamento do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN).

Os jovens laranjas descrevem a Reserva do Garajau como “um autêntico santuário natural onde várias espécies marinhas encontram refúgio” e consideram imperativas “a preservação sistemática da biodiversidade, a proteção dos ecossistemas envolvidos e a promoção da sustentabilidade ambiental”.

A JSD elogiou o IFCN, salientando o trabalho desenvolvido pelos vigilantes da natureza num comunicado remetido às redacções, a quem chamam de “verdadeiros guardiões destas áreas protegidas, desempenhando um papel que salvaguarda o cumprimento das normas e previne a ocorrência de atividades ilegais”

Ainda sobre a axção destes profissionais na Reserva do Garajau, a ‘Jota’ destaca não só “a monitorização constante da zona protegida”, mas igualmente “a tarefa pedagógica que os vigilantes assumem quando acompanham este tipo de visitas”.

“Para além do valor intrínseco da sua biodiversidade marinha, a Reserva do Garajau desempenha também um papel educativo e científico. É um local que permite a investigadores, a estudantes ou a jovens como nós aprender mais sobre os ecossistemas marinhos, as interações entre as espécies e os impactos das atividades humanas no meio ambiente”, finalizam os jovens social-democratas.

Esta reserva exclusiva criada em 1986 abrange o espaço marítimo compreendido entre a Ponta do Lazareto e a Ponta da Oliveira, numa área correspondente a 376 hectares. Ganhou o estatuto de reserva marinha exclusiva – a primeira em Portugal – por via da vontade de um grupo de aficionados pela vida submarina. O mero (epinephelus marginatus), uma espécie ameaçada, é o ‘ex libris’ desta reserva natural rochosa em que reside uma diversificada fauna marinha.