Madeira

Câmara do Funchal já atribuiu talhões de hortas urbanas a 529 pessoas

None
Foto André Ferreira

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) procedeu à entrega de nove talhões de hortas, na freguesia de Santo António (três delas no Laranjal e seis na Terra Chã). São já 529 os talhões individuais atribuídos pelo autarquia, de acordo com um comunicado do executivo municipal.

Durante o ato da entrega, o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, pediu aos novos agricultores - que receberam formação em horticultura - para ensinarem os mais novos a "cultivar, cuidar e colher os produtos", sublinhando que "a família também é importante na partilha do conhecimento agrícola e na educação da sustentabilidade". "Esta é uma actividade que deve juntar toda família e ensinar aos mais novos de onde vêm os alimentos", salientou.

Por outro lado, apelou à correcta utilização das hortas e ao cumprimento das boas práticas ambientais.

O objectivo do Município, conforme sublinhou o autarca, é "promover espaços ambientalmente responsáveis na estrutura verde do Funchal, apostando na formação, em dietas saudáveis e na melhoria da qualidade de vida, não só pela prática do cultivo, como também no desenvolvimento de uma comunidade participativa e consciente".

Pedro Calado, acompanhado dos vereadores Nádia Coelho e Bruno Pereira, do presidente da Junta de Freguesia, Ilídio Castro, revelou ainda que a CMF actualizou recentemente a sinalética identificativa e implementou uma nova sinalética informativa. Esta última encontra-se nas principais entradas das hortas municipais, contendo um mapa do respetivo espaço, contactos para situações de emergência, informação sobre “boas práticas” e “proibições”, acesso integral por QR Code ao Regulamento de Hortas Urbanas Municipais do Funchal e ainda uma vitrine para informações sazonais de interesse aos munícipes que praticam a agricultura.

No total são 19 projectos de hortas no concelho do Funchal que se encontram repartidos por seis freguesias: São Martinho, Santo António, São Roque, São Pedro, Santa Maria Maior e São Gonçalo. Neste momento, a lista de inscrições encontra-se encerrada, uma vez que ainda existem 27 candidatos em lista de espera para atribuição de uma nova horta.