Madeira

'Educar, inovar e Incluir' é o lema da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Louros

None

Tomaram posse, na passada terça-feira, 23 de Maio, os órgãos sociais da Associação de Pais e Encarregados de Educação (APEE) da Escola Básica com Pré-escolar e Creche dos Louros.

A cerimónia, realizada no auditório do Edifício-sede, contou com a presença do secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, que fez questão de se associar ao momento para enaltecer as equipas cessante e recém-formada, pela “coragem, disponibilidade e espírito de compromisso”.

Reconhecendo que a participação activa dos encarregados de educação na vida das escolas não é ainda um processo normal, Jorge Carvalho defendeu a necessidade de mudança de paradigma, atendendo aos contributos relevantes que os encarregados de educação trazem às dinâmicas escolares.

“A associação de pais é a estrutura que representa e dá voz a todos os encarregados de educação, uma voz que não se pretende uníssona, mas veículo das preocupações e anseios que devem ser tomados em conta”, frisou, manifestando a sua satisfação por encontrar na APEE dos Louros compromisso e vontade em participar na construção de uma escola promotora de sucesso.

“É sempre mais fácil criticar. O difícil é assumir compromissos.”, reiterou. “Agradeço a vossa coragem e disponibilidade neste papel, que ocupa tempo e obriga a uma interface com os demais pais na gestão de várias dinâmicas.”

A presidente do Conselho Executivo, Gilberta Camacho, deu as boas vindas aos recém-empossados da direcção, conselho fiscal e assembleia geral da APEE, bem como agradeceu ao presidente da direção cessante, representada, na ocasião, por Rogério Gouveia.

A nova equipa da Associação de Pais dos Louros (2022-24) é encabeçada por Ana Isabel Leitão (direcção), tendo Sara Pimenta como presidente do conselho fiscal e Manuel Nóbrega como presidente da assembleia geral, integrando encarregados de educação dos três edifícios.

Tal como definido no programa de ação, a APEE propõe promover atividades que permitam abordar e trabalhar os temas “Educar, inovar e Incluir”, numa perspectiva integrada com o Projecto Educativo. Pretende ainda divulgar artigos e matérias sobre o papel do educador, bem como dinamizar um levantamento das necessidades e dificuldades dos pais para um melhor apoio da associação.