Madeira

Eleito do CDS retira a presidência da sessão solene do Dia do Concelho em Santana a Albuquerque

Oposição sem direito, pela primeira vez, ao uso da palavra na cerimónia comemorativa

None

José Manuel Rodrigues, presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, eleito pelo CDS, é quem preside à sessão solene do Dia do Concelho de Santana, a ser comemorada esta manhã nos Paços do Concelho. É a primeira vez, nos Executivos do CDS, que o centrista presidente do Parlamento Regional é convidado a estar presente na cerimónia comemorativa do aniversário do Concelho de Santana. A presença de José Manuel Rodrigues relega Miguel Albuquerque - do PSD -, que regressa a Santana depois de quatro anos ‘ausente’, para ‘segundo plano’, pelo menos no que diz respeito à condição hierárquica das entidades oficiais presentes na Mesa de Honra da sessão solene.

Esta não é, contudo, a única novidade da sessão solene programada começar pelas 10h30.

Também pela primeira vez não os partidos na oposição municipal, PSD e PS, ficam sem direito ao ‘uso da palavra’ na sessão solene, contrariamente ao modelo que vigorava anteriormente, onde as forças políticas com assento na Assembleia Municipal ‘abriam’ os discursos oficiais.

Sob a presidência de Dinarte Fernandes, que sucedeu Teófilo Cunha na presidência da Autarquia no final do segundo mandato deste, e posteriormente viria a ser eleito presidente, nas Autárquicas de 2021, o Dia do Concelho em Santana tem sido marcado nestes últimos anos por alguma polémica.

O ano passado o presidente da Câmara de Santana cancelou Sessão Solene e decretou Luto Municipal. Fê-lo na antevéspera do Dia do Concelho, através de Despacho a declarar “Luto Municipal” pelo falecimento do jovem município que, dias antes, havia sido vítima de um trágico acidente de viação “que retirou a vida a um filho, irmão, familiar e amigo”, justificou a Autarquia.

Um ano antes a Sessão Solene já havia ficado marcada por contratempo entre as entidades oficiais. O representante do Governo Regional, Pedro Fino, secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, chegou a Santana a ‘meio’ da cerimónia comemorativa. Cerimónia que começou com atraso a aguardar a chegada de Jorge Carvalho, secretário de Educação, que era o membro do Governo inicialmente apontado para representar o seu presidente, Miguel Albuquerque. Acabou por ser Pedro Fino a ter de ‘acelerar’ até Santana já fora de horas, tendo chegado aos Paços do Concelho quase uma hora depois do início da Sessão Solene.

Atraso que não foi inédito no Dia do Concelho em Santana. Tal já havia acontecido em 2019, então tendo como protagonista o presidente do Governo Regional. Então a demora de Miguel Albuquerque em chegar a Santana fez retardar a cerimónia, tendo esta só se iniciado após a chegada do líder do Executivo Regional.