Alterações Climáticas Madeira

Engenharia Azul é tema de conferência internacional no Funchal a 1 e 2 de Junho

None

O Funchal vai acolher, nos dias 1 e 2 de Junho, a conferência internacional 'Portugal e o Mar – A Engenharia Azul', o contexto das alterações climáticas, que decorrerá no Centro de Congressos da Madeira.

O evento irá abordar a área transversal da conservação, conhecimento, competências e adaptação às alterações climáticas, consolidando a sua relevância e actualidade no contexto do Ano Europeu das Competências, nomeadamente digitais, e no Ano da Ordem dos Engenheiros para a Energia e o Clima.

Este é um debate de âmbito nacional que desde Janeiro passado contou com o alto patrocínio do Presidente da República, que por impossibilidade de agenda não estará presente nestes dias, mas deixará uma mensagem dedicada ao evento, como também do secretário europeu das Pescas.

A conferência tem cinco painéis temáticos relacionados com o Mar, destacando o papel da Engenharia, “e daquilo que apelidamos Engenharia Azul”, explica Miguel Branco, presidente da Região Madeira da Ordem dos Engenheiros.

A Engenharia Azul no fundo é um conceito que vem no seguimento daquilo que é a economia azul, não há economia azul sem haver engenharia azul. A engenharia está na base, do motor do crescimento económico de qualquer actividade. Miguel Branco

Os cinco painéis são então ‘Mar que nos Une’, ‘Mar das Descobertas’, ‘Mar de Recursos’, ‘Conservação do Mar’ e ‘Além-Mar’.

Esta é uma conferência para todos aqueles que estiverem interessados em participar, sendo que quem não é estudante paga 10 euros. Os estudantes têm entrada gratuita. Este evento é acreditado pela Secretaria da Educação, como formação para a comunidade docente da Região.