5 Sentidos

Secretaria do Turismo e Cultura quer dedicar 2024 a Horácio Bento de Gouveia

None

Eduardo Jesus referiu que a obra ‘Lágrima Correndo Mundo’ de Horácio Bento de Gouveia, agora reeditada, assume “particular importância” não só por se tratar de um autor madeirense, mas também por ter sido um autor que “teve o cuidado de encontrar, na minúcia, no pormenor, no detalhe, a motivação para o embalo de uma história romanceada”. O próximo ano será dedicado ao autor, conforme avançou hoje na apresentação da reedição dessa obra, na Casa-Museu Frederico de Freitas.

“Isto abre-nos portas para conhecer melhor o passado”, indicou o secretário regional de Turismo e Cultura, lembrando que os mais novos não sabem como era viver no século XX na Madeira. Desta forma podemos fazer a comparação com a realidade actual, dada a pormenorização que o autor fazia nos seus relatos. A apresentação do livro foi feita por Bernardo Vasconcelos, coordenador do Centro Cultural John Dos Passos.

No caso concreto da obra agora reeditada, tem por base a exploração daqueles que produziam o Bordado Madeira, que o faziam como complemento do seu labor diário. "O valor acrescentado desse trabalho ficava nas casas comerciais e não naquele que a produzia", assume o governante.

Hoje assinalam-se os 40 anos do falecimento de Horário Bento de Gouveia e o secretário de Turismo e Cultura afirma o compromisso de, a cada ano, republicar um livro desse autor, completando a sua obra nos próximos anos. Além disso, tem como propósito que o próximo ano seja dedicado a esse autor madeirense. Nesse sentido, as várias actividades e eventos de criação artística vão fortalecer a imagem de Horácio Bento de Gouveia.