Madeira

Bastonário reconhece que a Madeira tem carências na área dos cuidados primários de saúde

None
Foto Hélder Santos/ASPRESS

O Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, reconheceu, esta tarde, que a Madeira precisa de desenvolver melhor a área dos cuidados médicos primários.

"Há dificuldades em todo o país, no Serviço Nacional de Saúde, mas obviamente que o SESARAM também tem margens de melhoria que são muito importantes. Uma delas é que seria necessário desenvolver melhor os cuidados de saúde primários", começou por dizer, dando em seguida alguns exemplos de como esse processo pode ser feito. "Com projectos inovadores, com a constituição de unidades de saúde familiar (USF), esta é uma margem de melhoria e que também nos foi indicada que aqui havia interesse em poder apostar a esse nível nos cuidados de saúde primários", referiu.

À margem da cerimónia de recepção de 80 novos médicos internos, Carlos Cortes afirmou que nestes dois dias de visita à Região teve oportunidade para disponibilizar a colaboração da Ordem dos Médicos e também para tomar conhecimento daquilo que está a ser feito pelo SESARAM e pelo Governo Regional. "Hoje tivemos com o Dr. Miguel Albuquerque que partilhou connosco um conjunto de projectos que vão ser desenvolvidos, não só na área médica mas também na área da inovação, comunicação e investigação, e que nos fazem considerar a Região como uma área importante e de desenvolvimento da Medicina", sublinhou.

Em relação aos 80 novos médicos internos que o Serviço Regional de Saúde passa a contar, o Bastonário afirmou que quis deixar-lhes uma palavra de "ética e deontologia", mas também uma mensagem de grande responsabilidade. "Os médicos têm acima de si uma responsabilidade muito importante e fundamental para o desenvolvimento da sociedade que é tratar do bem-estar das pessoas", concluiu.