Madeira

Há 30 anos era apresentada intenção de ter discoteca no Pico da Torre

‘Viaje’ connosco pela edição de 15 de Maio de 1993

None

Foi há 30 anos que o então presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Gregório Ornelas, apresentou o projecto para construção de um restaurante e de uma discoteca no Miradouro do Pico da Torre, em Câmara de Lobos.

A intenção, que contaria com apoio da iniciativa privada, foi vincada aquando da inauguração do alargamento e pavimentação do Caminho Municipal do Pico da Torre. Na época, falávamos de um investimento que deveria rondar os 700 mil contos e que parecia contar com o aval do então presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim.

O miradouro do Pico da Torre oferece uma vista de 360º sobre Câmara de Lobos e é bastante procurado por turistas. Em 1993 eram igualmente construídos estacionamentos para receber os forasteiros. Este projecto de construção de restaurante e discoteca nunca saiu do papel e juntou-se a tantos outros que, antes dele, também visavam aproveitar esse local de grande procura turística para rentabilizá-lo fosse com restauração ou lojas de venda de souvenir.

RTP-M obrigada a encerrar à meia-noite

Na mesma edição, o DIÁRIO dava conta de que o serviço da RTP-Madeira passava a encerrar pela meia-noite, como uma forma de contenção de despesas, para que a administração não tivesse de pagar horas extra.

Os programas ‘Remate’ e ’24 horas’ deixariam de ser transmitidos, passando a emissão a terminaram cerca de uma hora mais cedo, fosse na Região, fosse a nível nacional. A decisão iria complicar a vida à RTP-Madeira pois teria dificuldades em passar os programas regionais e ainda aqueles que eram transmitidos pelo canal 2, como a informação das 22h30.

Buganvílias nas ribeiras do Funchal

Uma das imagens de marca das ribeiras do Funchal estava relacionada com a quantidade de buganvílias que lhes davam colorido. Foi há 30 anos que a Secretaria Regional de Agricultura começou os trabalhos na Ribeira de Santa Luzia, na Ponte Nova, colocando as estruturas metálicas para suportar as flores.

Falamos de um projecto de 30 mil contos que viriam a reabilitar algumas das estruturas já existentes e colocar novas estruturas para suportar mais flores. O montante destinado ao projecto não contemplava valores para as buganvílias, pois estas viriam de viveiros e estufas pertencentes à Região.

Na ocasião, Bazenga Marques, o então secretário regional de Agricultura, apelava a que a população não utilizasse as ribeiras como depósitos de lixo, comportamento que era bastante comum na época.

Anabela na Eurovisão

Por fim, para os fãs da Eurovisão, a edição impressa de 15 de Maio de 1993 dava conta da participação da cantora Anabela no Eurofestival da Canção. A música ‘A Cidade (Até Ser Dia)’ ainda hoje é um clássico.