Madeira

Albuquerque vai tentar que a nova Lei do Tabaco não seja aplicada na Região

Governante considera que as novas restrições são uma "estupidez, sem nenhum sentido"

None
Foto Miguel Espada/ASPRESS

Miguel Albuquerque não quer que as recentes alterações à Lei do Tabaco sejam aplicadas na Região e garantiu que o Governo Regional vai lutar para que isso não aconteça.

"Vamos tentar que a lei não seja aplicada na Madeira", começou por referir, acrescentando que, a seu ver, "a lei tem que ser mudada", uma vez que as pessoas devem apenas ter restrições no fumo "quando prejudicam os não fumadores e quando colocam em causa a saúde pública de terceiros". Caso contrário, "é um disparate".

Os tabacos são vendidos em estabelecimentos e para pessoas adultas, portanto não vamos deixar de o vender, por exemplo em São Vicente e Porto Moniz porque é preciso lá uma tabacaria. Isso não tem nenhum sentido. Não vou colocar as pessoas a dar uma volta à ilha para vir ao Funchal porque só se pode vender nas tabacarias. É uma estupidez, sem nenhum sentido Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional

Conselho de Ministros aprova alterações à lei do tabaco e diz que é preciso "ir mais longe"

O Conselho de Ministros aprovou hoje diversas alterações à lei do tabaco, equiparando cigarros eletrónicos ao tabaco normal e criando restrições à venda e consumo, com o ministro da Saúde a sublinhar que é preciso "ir mais longe".

O chefe do Executivo madeirense diz mesmo que as alterações que recentemente saíram do Conselho de Ministros vão acabar por ser alteradas, "porque há um conjunto de fanatismos e fundamentalismos que não têm nenhum sentido". 

"O que tem sentido é continuar a lei que está em vigor, que é não fumar em espaços interiores, não fumar junto das escolas e de outros organismos públicos. Agora fumar no exterior, no jardim ou numa praia, ou deixar de vender o tabaco nas bombas de gasolina e nos bares, não vejo qual é o problema. São restrições sem nenhum sentido", finalizou à margem de uma conferência sobre a Transição Digital nas Escolas, que decorreu no Centro de Congressos da Madeira.