Madeira

SESARAM vai realizar 130 rastreios ao cancro melanoma

Os rastreios a este tipo de cancro de pele acontecem no Hospital dos Marmeleiros

None

No âmbito do Dia do Euromelanoma, que se assinala dia 17 de Maio, o Serviço de Dermatologia do SESARAM vai realizar 130 rastreios a este tipo de cancro, no Hospital dos Marmeleiros.

Os rastreios acontecem entre as 8 e as 16 horas, e os interessados podem inscrever-se no próprio dia por ordem de chegada e sem marcação, com o limite máximo das 130 vagas.

O SESARAM refere que neste rastreio, o Dermatologista deve dar especial atenção a todas as lesões pigmentadas, principalmente os nevos atípicos. Os “sinais” ou nevos são manchas pigmentadas, habitualmente de cor castanha ou negra, que aparecem sobre a pele. Alguns podem estar presentes no nascimento, embora a maioria surja ao longo da vida.

O número de sinais que cada um de possui depende de diversos factores, como por exemplo, da herediteriedade (factores familiares), da exposição solar ou de situações que favoreçam o seu aparecimento, como a gravidez. Na sua maioria os sinais têm uma evolução benigna e mantêm-se inalterados ao longo da vida.

No entanto há um tipo de cancro da pele muito agressivo, o Melanoma, o qual resulta da transformação maligna dos melanócitos, as células produtoras de melanina. Este tumor pode surgir em qualquer pessoa e em qualquer idade, quer a partir de um sinal que já existia e que se alterou quer como um sinal com aparecimento de novo.