Madeira

Nómadas digitais vão promover evento sobre Inteligência Artificial

'H(AI)ckathon' vai decorrer no Sangha Co-work, no Funchal, nos dias 19, 20 e 21 de Maio

None

Os nómadas digitais - através da Associação Madeira Friends e em parceria com a Direcção Regional de Informática - acabam de anunciar o seu segundo 'hackathon' [evento que reúne pessoas interessadas em trabalhar questões específicas desenvolvendo soluções inovadoras].

Com foco em oportunidades e desafios actuais na Madeira, este evento - que irá decorrer no Sangha Co-work, no Funchal, nos dias 19, 20 e 21 de Maio - terá como base tecnologias de inteligência artificial e 'machine learning'

Algumas das temáticas abordadas estão relacionadas com a simplificação de processos; segurança e as competências digitais.

O grupo espera reunir cerca de 20 participantes, estrangeiros e locais.

O objectivo deste evento é "promover o trabalho de equipa entre a comunidade internacional e local, a partilha de competências, a integração, o networking e 'think tanks" de inovação'", explica a organização em comunicado de imprensa.

As inscrições encontram-se abertas e podem registrar o vosso interesse através do website do evento:

AI Hackathon

Madeira Friends are hosting their second hackathon in the island as part of their "givers, not takers" initiative.

O que é o 'H(AI)CKATHON'?

Neste caso, é um hackathon aplicado à inteligência artificial (AI) e 'machine learning'. É um evento dinâmico que junta nómadas digitais, engenheiros informáticos, empreendedores, estudantes de áreas de tecnologia e pessoas criativas com interesse na evolução digital da RAM. Todos  numa sala num ambiente de maratona tecnológica com o objectivo de resolverem alguns desafios identificados de forma a encontrarem soluções que beneficiem a ilha.

Neste tipo de evento, os participantes colaboram em equipas de trabalho e têm a oportunidade de apresentar novas soluções que resolvem os temas abordados em apoio às diversas entidades e sectores económicos incluindo comércio local e empresas da RAM. 

Sobre o projeto Madeira Friends A associação Madeira Friends, fundada em 2022, por Luís Calado e Marelin Gonçalves, apresenta-se como um projecto social de longo prazo, com o objectivo de "dar um propósito maior e continuidade ao programa dos Nómadas Digitais na Região".

A associação foi criada para integrar a comunidade de nómadas digitais  e estrangeiros na ilha e “garantir ao mesmo tempo, que esta nova comunidade deixa uma pegada positiva na ilha, através da criação de programas de impacto real, desde a educação, ao bem-estar e à sustentabilidade, promovendo uma verdadeira integração social e inclusiva”.